O ciclista Roberto Pinheiro da Silva, mais conhecido no pelotão como Betinho, da equipe de São José dos Campos (Funvic/Brasil Pro Cycling), é o novo campeão brasileiro de ciclismo de Estrada. Betinho conquistou o título no domingo (27), no encerramento da programação do Campeonato Brasileiro, realizado no Parque Tecnológico de Maringá, no Paraná.
A prova começou movimentada desde a primeira volta com a equipe São Francisco Saúde/Ribeirão Preto colocando um forte ritmo no grupo principal. Após alguns quilômetros, vários ataques aconteceram e a equipe Funvic/Brasil Pro Cycling mostrou toda sua força liderando completamente a competição, que contou com um percurso de 185 quilômetros de extensão.
Betinho e Caio Godoy, ambos da Funvic e Rodrigo do Nascimento, de Ribeirão Preto, abriram uma fuga depois de outras que já haviam sido destaque durante a prova e seguiram revezando até os últimos quilômetros. Na última volta, Betinho atacou na subida e veio para cruzar a linha de chegada sozinho com o tempo de 4h44min23s. Rodrigo foi o segundo e Caio completou o pódio da Elite em terceiro.
Esse foi o primeiro título nacional do potiguar Roberto Pinheiro, 34 anos, que não escondeu a emoção e o sorriso da realização de um sonho. “Hoje está sendo a realização de um grande sonho. Já havia feito pódio, mas essa foi a primeira vez que venci um brasileiro e estou muito feliz pelo resultado, ainda mais sendo em um percurso muito elogiado e seletivo”, destacou Betinho.
“Passa um filme no momento da chegada devido toda nossa dedicação. São períodos longos de treinos longe da família, enfrentando momentos de dificuldade, tristeza, mas quando conseguimos atingir o nosso objetivo é gratificante. Essa vitória eu faço questão de compartilhar com a minha família, amigos e minha equipe, todos foram fundamentais para que tudo ocorresse bem”, finalizou o campeão.
Com a terceira posição geral, Caio Godoy conseguiu conquistar o título da categoria Sub23 pelo segundo ano consecutivo. O jovem atleta, que representou a seleção brasileira no último Mundial, completou a prova em 4h45min12s. A segunda colocação ficou com Raphael Pires (4h47min49s), seguido pelo seu companheiro de equipe Gabriel Machado da Silva com o mesmo tempo, todos da Funvic/Brasil ProCycling.
“Isso tudo é fruto de muito trabalho. Focamos no Brasileiro que para nós era a principal competição do ano e o resultado foi como esperado”, ressalta o diretor da equipe, Benedito Tadeu, o Kid.
Depois da conquista do Brasileiro, é hora de descansar um pouco, pois já no início de setembro, a equipe seguirá para a disputa de provas na China.