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Professor de Pinda tem trabalho aprovado em Encontro de Mentalidades Matemáticas

Em sua apresentação, André Cursino demonstrou por meio de um relato de experiência, como desmistificar o processo de ensino e aprendizagem da matemática, considerada por muitos alunos como uma disciplina ‘maçante e sem significado’, tornando sua aprendizagem superficial. (Foto: Divulgação)

O professor André Cursino, da Secretaria de Educação de Pindamonhangaba, teve um trabalho aprovado no Primeiro Encontro de Mentalidades Matemáticas, realizado entre os dias 23 e 24 de setembro, no Instituto Sidarta, em Cotia.

O evento, que teve objetivo de fortalecer e expandir a comunidade pesquisadora, reuniu diversos professores e especialistas do Brasil que desenvolvem pesquisas nesta abordagem, quebrando paradigmas no processo de ensino e aprendizagem da matemática, tornando a disciplina mais equitativa, aberta, criativa e visual.
Durante o encontro, um comitê científico aprovou 39 trabalhos, dentre eles o de André Cursino, intitulado “Desenvolvendo Mentalidades Matemáticas na prática”.

De acordo com ele, “foi um encontro com oportunidades, trocas de experiências, experimentações didáticas e aprendizagens que contribuirão para o presente e o futuro de uma disciplina que já foi temida por muitos. A proposta é um resultado direto da vontade de priorizar a produção de conhecimento fundamentado na prática e de melhorar a relação das comunidades de aprendizagem com a matemática”.

Em sua apresentação, André Cursino demonstrou por meio de um relato de experiência, como desmistificar o processo de ensino e aprendizagem da matemática, considerada por muitos alunos como uma disciplina ‘maçante e sem significado’, tornando sua aprendizagem superficial.

professor André Cursino, da Secretaria de Educação de Pindamonhangaba. (Foto: Divulgação)

Para solucionar este problema, foram criadas em suas aulas estratégias diferenciadas e baseadas nas metodologias ativas, tornando o aluno protagonista na busca do conhecimento, por meio de atividades práticas, abertas, criativas e visuais, de modo a compreender o uso da matemática em seu cotidiano.

As atividades e estratégias foram aplicadas aos alunos do 4º ano da Escola José Gonçalves da Silva, ‘Seu Juquinha’, no Liberdade. As evidências das aprendizagens foram analisadas para além das provas escritas, por meio de uma observação participativa, do envolvimento e engajamento dos alunos nas ações.

A secretária de Educação, Luciana Ferreira, parabenizou o professor André pelo trabalho e informou que “o profissional já representou Pindamonhangaba em duas outras ocasiões. Já esteve em Natal, juntamente com a nossa equipe, e mais recentemente em congresso em São Paulo e agora em Cotia. Atualmente ele desenvolve trabalhos lúdicos por meio de jogos, desafios e experimentações que instigam seus alunos a colocar em prática todo conhecimento de matemática, utilizando o espaço escolar como ferramenta de aprendizagem”. Segundo a secretária, “o objetivo é demonstrar aos alunos que a matemática está em tudo, nas portas e janelas, nas paredes e pisos, no material escolar, dependendo tão somente de estratégias para utilizá-las a favor da aprendizagem”.

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