O Palmeiras carimbou a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores e assegurou a liderança do Grupo F ao derrotar o Independiente del Valle por 2 a 1, nesta quarta-feira (15), no Allianz Parque, pela quinta rodada.
Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 13 pontos, contra quatro de San Lorenzo-ARG, Independientel del Valle-EQU e Liverpool-URU.
O Palmeiras fez um grande primeiro tempo e chegou a balançar as redes aos quatro minutos em cabeçada de Zé Rafael. A arbitragem, no entanto, assinalou impedimento do volante e anulou o lance.
A decisão não desestabilizou o Palmeiras, que continuou atacando. Aos 36, Richard Ríos cobrou falta de muito longe e fez um golaço.
Aos 47, foi a vez de Gustavo Gómez deixar o seu. O zagueiro e capitão palmeirense cobrou um pênalti com perfeição e levou uma vantagem de 2 a 0 para o intervalo.
No segundo tempo, o Independiente del Valle voltou com outra postura e teve um gol anulado aos quatro minutos. Caicedo roubou a bola de Richard Ríos e exigiu boa defesa de Weverton. Na sobra, Hoyos guardou, mas o lance acabou anulado.
O Palmeiras também chegou a marcar em cabeçada de Gustavo Gómez, aos 13, mas o zagueiro estava em posição irregular e viu o gol ser anulado.
Melhor para o time visitante, que diminuiu aos 18. Lautaro Díaz avançou sozinho pela esquerda, deu um corte seco em Zé Rafael e chutou no contrapé de Weverton para fazer 2 a 1.
O time equatoriano ainda tentou uma pressão final, mas o Palmeiras se defendeu bem e conseguiu confirmar mais uma vitória na Libertadores.
Na próxima rodada, o Palmeiras enfrenta o San Lorenzo na quinta-feira, dia 30 de maio, às 19h, no Allianz Parque, em São Paulo (SP). No mesmo dia e horário, o Independiente del Valle recebe o Liverpool, no Banco Guayaquil, no Equador.