A professora e membro da Academia Pindamonhangabense de Letras, Júlia San Martin Boaventura, será homenageada com a medalha do mérito “Athayde Marcondes”. A honraria é concedida pela Câmara de Vereadores da cidade à uma pessoa, empresa ou instituição, que tenha contribuído destacadamente para a história e a cultura de Pindamonhangaba.
Veja também
VÍDEO: Câmara de Vereadores homenageia historiadores de Pinda
O nome da professora Júlia San Martin foi indicado pela Academia Pindamonhangabense de Letras e apresentado como Decreto Legislativo pelo vereador José Carlos Gomes, o popular Cal. O projeto foi colocado em votação na 34ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira, dia 28 de setembro, e aprovado por unanimidade.
Segundo o vereador autor do projeto, a professora Júlia é uma cidadã que vem produzindo uma obra histórica e literária de significativo interesse para Pindamonhangaba, contribuindo de forma expressiva para a história e cultura do município.
José Athayde Marcondes deixou uma obra riquíssima sobre a história da cidade intitulada “Pindamonhangaba – apontamentos históricos, geográficos, genealógicos, biográficos e cronológicos”. A primeira edição do livro data de 1907.
A data de entrega da medalha ainda será definida.
Júlia San Martin Boaventura
Nasceu em Pindamonhangaba (SP), em 22 de agosto de 1931, filha de Agostinho San Martin Filho e de Maria Benedicta Cabral San Martin. É casada com Rubens Moreira Boaventura, com quem teve quatro filhos e uma “filha de coração”.
Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Alfredo Pujol, mostrando desde cedo, habilidades para a música, desenho e escrita. Em 1949, formou-se professora no Colégio Estadual e Escola Normal “Monteiro Lobato”, em Taubaté. Em 1974 concluiu o curso de Licenciatura Plena no curso de Letras (Português, Inglês e Espanhol).
Ao longo de sua carreira, dedicou-se muito ao ofício de professora, lecionando em diversos colégios e ginásios, de Pindamonhangaba e outras cidades da região.
Já publicou três livros [Uma Família Espanhola; Entre Lembranças e Saudade e Pirilampos]. Nos últimos anos, tem se dedicado a pesquisar e a escrever sobre a Banda Euterpe, para seu mais novo livro, que deverá se chamar “A Fiel Depositária”. É membro titular da cadeira 39 da Academia Pindamonhangabense de Letras.
- com informações do livro “Biografias”, de Francisco Piorino Filho