Em reunião realizada no dia 3 de maio, nas dependências do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba, aprovou o relatório final apresentado por comissão interna que avaliou a solicitação de estudo de tombamento a nível municipal de prédios de interesse histórico para a cidade localizados na região da empresa Nobrecel S/A, antiga fazenda Coruputuba, região do distrito de Moreira César.
O estudo foi iniciado em 7 de julho de 2015, após um pedido protocolado por Ronaldo Costa Barbosa junto ao Conselho, onde ele solicitava um estudo para possível tombamento de alguns prédios. Após a solicitação, o Conselho iniciou os trabalhos de estudo, com avaliações de historicidades e de arquitetura in loco.
De acordo com o relatório elaborado pela Comissão Interna, o prédio do escritório, a máquina II, o prédio da cooperativa – largo de Coruputuba, o prédio do Grupo Escolar, o prédio do ginásio, a caixa d’água, o campo de futebol, o prédio do vestiário, a arquibancada e quadra poliesportiva, a igreja, a pracinha do Cruzeiro, o conjunto de moendas e molaças de pedra e a antiga sede do escritório agrícola Cícero Prado, estão entre as benfeitorias que podem ser tombadas.
Após a apresentação do estudo, ele foi discutido e depois votado pelos conselheiros, sendo aprovado com algumas ressalvas.
O próximo passo do Conselho será efetuar o encaminhamento de todo o processo e as ressalvas ao Poder Executivo de Pindamonhangaba, propondo o tombamento dos itens constantes no relatório.