A prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC) está promovendo o projeto “Asas”, de formação profissional para Pessoas com Deficiência (PCD). As aulas que acontecem no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), no bairro da Topolândia, começaram no dia 5 de abril e vão até 20 de dezembro, todas as quartas-feiras, das 13:30h às 16:30h.
“O principal objetivo desse projeto é despertar competências, habilidades, aptidões e a vocação profissional nesses alunos, dando a eles oportunidade de olhar a frente e de ter uma perspectiva de trabalho, outro objetivo também é abrir os olhos das empresas para esses alunos” disse Fabiane Alkmin, coordenadora do curso.
O projeto “Asas” contempla 36 alunos da Costa Norte e Região Central da cidade, que cursam o Ensino Fundamental II (8º e 9ºAno) com deficiência cognitiva e física. O projeto conta também com dois professores que ministram as aulas semanalmente. Ele oferece aos beneficiados um curso dividido em três módulos, atendimento e recepção, montagem e preparação de coffee break, inclusão digital e noções administrativas.
Segundo a aluna Stephanie, de 15 anos, o projeto vem dando resultado. “Antes de entrar no curso eu tinha problemas na escola, de brigas e de interação com os colegas, depois que entrei no Asas meu comportamento melhorou e passei a aceitar melhor as diferenças e a opinião alheia”, disse ela.