Em café da manhã realizado na sexta-feira (26) no Parque Aquático Magic City, o Vôlei Suzano apresentou sua equipe masculina Sub-19 para a temporada 2017. Com o time reforçado por 11 novos atletas, os dirigentes querem sedimentar o caminho para que a cidade da Grande São Paulo volte a ser uma das forças da categoria no Estado e no país. O objetivo é retomar o passado de glória que teve seu auge na década de 1990, quando a equipe de Suzano conquistou dez títulos do Campeonato Paulista e três da Superliga.
“Estou muito feliz porque agora contamos com apoios importantes e uma administração municipal comprometida. Tenho certeza de que esse trabalho conseguirá devolver à população o maior orgulho esportivo de Suzano, seu time de vôlei campeão”, comentou o coordenador da equipe, João Marcondes, principal artífice do resgate da categoria na cidade.
A retomada do time de vôlei em Suzano começou em 2016, com o lançamento do projeto social Vôlei Mania e da equipe Sub-19 para disputar as competições da temporada. O projeto social atendeu no ano passado cerca de 1.800 crianças em seus três núcleos, e terá a edição 2017 lançada em breve. Já a equipe Sub-19 teve um primeiro ano muito positivo, chegando em terceiro lugar no Campeonato Paulista.
Treinador do time desde 2016, Éder José de Sousa revelou que a equipe foi reforçada visando um bom desempenho nas várias competições programadas para o ano: o Campeonato Paulista, a Copa Cidade Maravilhosa, em julho, e a Taça Paraná, em outubro. “Com os 11 novos jogadores, que se somaram aos quatro remanescentes da temporada passada, buscamos compensar algumas dificuldades que enfrentamos, principalmente quanto à estatura. Hoje temos uma equipe com biótipo mais equilibrado”, disse.
São vários os destaques da equipe deste ano, como Bruno, Guilherme e Jó, da seleção paranaense, Gustavo e Felipe, seleção brasileira e paranaense, Lucas, seleção brasileira, Arthur, seleção gaúcha e brasileira, Vinícus, seleção gaúcha, Thales, seleção brasileira e cearense, Yudi, seleção brasileira e paulista, Pedro, seleção brasileira e carioca, e Nath, capitão e que está servindo à seleção que disputará o Mundial no Bahrein.
A apresentação contou com a presença de várias autoridades da região, parceiros e representantes dos patrocinadores máster da equipe: o Parque Magic City e a Óculos Mania. “Acreditamos nesse projeto, e também na cidade de Suzano. Por isso apoiamos o Vôlei Mania desde o início, e agora decidimos patrocinar a equipe Sub-19, que com certeza trará muitas alegrias para os suzanenses”, declarou o diretor comercial do Magic City, Claudio Rocha.
Quem também esteve presente ao evento foi o presidente da Funvic – Fundação Universitária Vida Cristã, Luís Otávio Palhari. Patrocinadora da equipe masculina de Taubaté – vice-campeã da Superliga deste ano – a Funvic apóia o projeto Vôlei Mania em Suzano. “A Funvic abraça projetos esportivos e sociais como o Vôlei Mania porque acredita em seu poder transformador. Os jovens precisam ter esperança, e a educação pelo esporte é um excelente caminho para alcançá-la”, comentou Palhari, que é presidente no Brasil da Unesco Não Governamental, entidade da sociedade civil que confere a iniciativas educacionais um selo de qualidade. Em breve, o projeto Vôlei Mania deve contar com a chancela da entidade.
Diversos políticos e autoridades destacaram a importância do resgate do time do Vôlei Suzano. “É um projeto fundamental para a cidade. O esporte traz muitos benefícios para a população, e considero obrigação do poder público valorizar qualquer iniciativa nesse sentido”, opinou o vereador Lisandro Frederico, representando a Câmara Municipal de Suzano.
O deputado federal Roberto de Lucena ressaltou: “O esporte é um muro de proteção para a juventude nesses tempos turbulentos. Suzano fez história no vôlei, e agora está abrindo um novo capítulo nessa trajetória”.
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, quer que a cidade se torne referência no esporte. “O sonho de reviver nosso time vitorioso de vôlei começa a se tornar realidade pelas mãos do João Marcondes. Queremos resgatar a auto estima, o orgulho dos suzanenses, aquele clima amistoso que ultrapassou os limites da cidade e fez Suzano ser conhecida em todo o país. Acreditamos que isso é mais que um time, é essencial para a formação de nossos cidadãos”, comentou.