A prefeitura de Guaratinguetá realizou na terça-feira (13), aniversário da cidade, a assinatura de um protocolo para reabertura do Museu Conselheiro Rodrigues Alves, que encontrava-se com as portas fechadas há oito anos.
O evento contou com a participação do Prefeito Marcus Soliva, Secretário adjunto de cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campello, diretor do Sistema Estadual de Museus do Estado de São Paulo, Davidson Kaseker, do presidente da Câmara de Guaratinguetá, Marcelo Coutinho (Celão), ex-diretoras do museu Conselheiro e da atual diretora do museu Frei Galvão, Thereza Maia, dentre outros.
Durante a assinatura do protocolo de intenção de reabertura, a população pôde visitar o espaço, que terá a reabertura definitiva no dia 7 de julho, aniversário de Rodrigues Alves.
Francisco de Paula Rodrigues Alves
* Nascido em Guaratinguetá, no dia 7 de julho de 1848, Rodrigues Alves, como ficou mais conhecido, foi um advogado, político brasileiro, Conselheiro do Império, presidente da província de São Paulo, presidente do estado de São Paulo, ministro da fazenda e quinto presidente do Brasil.
Governou São Paulo por três mandatos: 1887 – 1888, como presidente da província, e como quinto presidente do estado de 1900 a 1902 e como nono presidente do estado de 1912 a 1916.
Foi eleito duas vezes, cumprindo integralmente o primeiro mandato (1902 a 1906), mas faleceu antes de assumir o segundo mandato (que deveria se estender de 1918 a 1922).
Rodrigues Alves foi o último paulista a tomar posse como Presidente do Brasil até o dia 31 de agosto de 2016, quando ocorreu a posse definitiva do também paulista Michel Temer como Presidente da República. (* Informações extraídas da Wikipédia)