Palestrantes de renome nacional e internacional vão se encontrar no Santuário Nacional de 9 a 12 de agosto durante o XI Congresso Mariológico Internacional. Fruto de uma parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Academia Marial de Aparecida, o encontro vai abordar a temática “Aparecida: 300 anos de fé e devoção”.
O Congresso será composto fundamentalmente por conferências plenárias sobre grandes temas, mesas redondas de debates constituídas por especialistas em religiosidade popular e sessões de comunicações abertas a estudantes e pesquisadores.
Aspectos históricos, sócio pastorais, teológicos, estéticos e socioeconômicos da devoção à Padroeira do Brasil serão abordados nos quatro dias de evento. Ao todo, serão quatorze palestrantes especializados em diversas áreas da Mariologia.
Apesar de inicialmente ser aguardada a presença do prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o cardeal Ângelo Amato, a agenda de compromissos no Vaticano não permitiu a participação do religioso. Entretanto, o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso da CNBB, Dom Francisco Biasin, fará as vezes do purpurado no evento, também como conferencista.
Representando a Pontifícia Faculdade Teológica Marianum de Roma, estará presente o padre Dilermando Ramos Vieira. O religioso é mestre em Mariologia pela mesma Universidade, e doutor em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, também de Roma. Na quinta-feira (10), Dilermando abordará a história da devoção a Aparecida no contexto do catolicismo popular.
Abordando aspectos comuns da devoção mariana no Brasil e em Portugal, o professor Dr. João Manuel Duque será responsável por um dos três seminários que compõem a programação da tarde da sexta-feira (11). O pesquisador obteve o doutorado em Teologia pela Universidade de Frankfurt e atualmente leciona Teologia Sistemática na Universidade Católica Portuguesa, na cidade de Braga, em Portugal.
Outros oito professores doutores compõem o time de palestrantes, que será completado por especialistas na história de Nossa Senhora Aparecida e na gestão do Santuário Nacional.
Inscrições – As inscrições pela internet se encerram nesta sexta-feira (28). Após essa data o cadastro deve ser feito via telefone pelo (12) 3104-1548, ou pelo e-mail [email protected], deposito bancário ou pessoalmente.