O Teatro Municipal será palco para a realização do Congresso Técnico para os Jogos Regionais do Idoso (JORI) que acontece entre os dias 9 e 13 de agosto em São Sebastião. Esta é a primeira vez que a cidade será a sede oficial das competições que devem reunir 2,5 mil participantes, entre atletas e membros da comissão técnica, de 40 municípios da considerada segunda região esportiva do Estado – o que inclui as cidades do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Alto Tietê e parte da Grande São Paulo.
Para o Congresso – de onde saem as chaves e os horários das competições – são esperados representantes de todas as 40 cidades que participarão das disputas de atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.
A cerimônia de abertura será no dia 10 de agosto, às 13horas, no ginásio do Tebar Praia Clube – região central da cidade. O Jori é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude e a Prefeitura de São Sebastião.
O que é?
Idealizado por dona Lila Covas em 1995 a competição é realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude juntamente com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Ao todo são 14 modalidades disputadas entre atletas de ambos os gêneros com, no mínimo 60 anos.
Com o objetivo principal de proporcionar aos participantes a socialização, integração, e participação em evento, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação. As modalidades disputadas durante os cinco dias de competições são: atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; truco; tênis; tênis de mesa; voleibol adaptado e xadrez;