Matemática pode não ser muito fácil, a princípio. E os jogos virtuais podem ajudar muito o processo de aprendizagem.
Essa foi a aposta da professora Márcia Gonçalves Lima, da EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, ao utilizar o jogo Minecraft para ensinar poliedros de forma criativa para os alunos dos 6º anos, da EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado.
O Minecraft é um é um jogo eletrônico que permite a construção de personagens, objetos e cenários usando blocos (cubos). O game foi criado em 2009 pelos projetistas suecos Markus Persson e Jens Bergensten.
“Meu objetivo foi apresentar a geometria de uma maneira lúdica e divertida para os alunos. Trabalhamos o bidimensional, o tridimensional e unidade de medidas. O Minecraft foi utilizado como forma de contextualização e também como motivação, já que o produto final deveria ser um objeto tridimensional”, explicou a professora de Matemática.
Num primeiro momento, as crianças realizaram pesquisas sobre poliedros, não-poliedros, formas geométricas, prismas e pirâmides. Após esse primeiro contato, foram apresentados aos sólidos em três dimensões em blocos de madeira. Na terceira etapa, partiram para o desenho e construção dos personagens ao estilo Minecraft.
“Cada grupo escolheu seus personagens e fez a montagem de cada um com materiais recicláveis. O resultado foi muito positivo”, afirmou Márcia.
Os trabalhos podem ser conferidos na exposição das peças, no saguão da Secretaria de Educação, na Avenida Rio de Janeiro, 860, Indaiá.