O Zoológico de São Paulo tem novos habitantes: um casal de filhotes de lobo-guará. O macho e a fêmea nasceram no próprio zoológico e são de uma espécie sul-americana, ameaçada de extinção, que ocorre principalmente no bioma Cerrado, no Brasil.
Eles são animais de hábito crepuscular-noturno. Significa que os visitantes têm mais chance de observá-los mais ativos no período da tarde, pois neste momento eles preferem sair do abrigo e explorar a área aberta do recinto em que estão sendo criados.
Pais de “primeira viagem”, Henrique e Xena até iniciaram o tratamento dos filhotes juntos. Porém, o macho Henrique não levou muito jeito e precisou ser transferido para garantir o bem-estar dos lobinhos.
Apesar da inexperiência, Xena está se mostrando uma mãe dedicada e carinhosa, sendo monitorada diariamente pela equipe técnica do Zoo.
Como já é tradição, mais uma vez o Zoológico conta com a ajuda do público para “batizar” seus filhotes. O Zoo está promovendo a votação online no site da instituição e todo mundo pode votar. São três opções de nomes para a dupla, conforme sugestão de integrantes da área técnica do Zoo.
As opções de nomes são: Baru, Cáli, Pequi e Ingá são frutos e árvores do Cerrado, local de ocorrência da espécie; já Maui remete à mitologia Maori, e Luna à deusa da Lua na Mitologia Romana. Para votar, clique aqui.