O premiado escritor Ignácio de Loyola Brandão participou nesta quarta-feira (09/08) do primeiro dia de atividades da Primeira Jornada Pedagógica promovida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC).
A semana que, segue até a próxima sexta-feira (11/08), conta ainda com nomes como Mozzart Neves Ramos, Paulo Magri e Carlinhos de Jesus.
Em uma palestra divertida e emocionante, Ignácio relembrou passagens importantes de sua vida, desde a infância em Araraquara – no interior de São Paulo – o gosto pela leitura e pela escrita.
Na avaliação dele, o incentivo à boa literatura é um dos maiores legados que a família e a escola podem oferecer aos jovens. “Fiquei muito feliz com o convite da Prefeitura em poder vir conversar um pouco com os professores da rede de ensino da cidade. Não tenho dúvidas de que se eles aprenderem a gostar da literatura irão transmitir estes ensinamentos para seus alunos e, com isso, construiremos um país melhor”, disse.
Ao término de sua palestra Brandão fez questão de ressaltar a felicidade em ser convidado para participar do evento em São Sebastião. “A cidade e o prefeito estão de parabéns em promover uma semana de educação com escritores como estes. Em um ano em que observamos a redução o número de feiras literárias no Brasil, São Sebastião está na contramão e promove um evento voltado para a educação desta magnitude e não tenho dúvidas de que este é apenas o começo para que em breve outros grandes escritores possam vir para cá fomentar a área literária no nosso país”, finalizou.
Casagrande
O professor Renato Casagrande também foi um dos palestrantes do primeiro dia de evento e de uma maneira bastante divertida falou um pouco dos desafios enfrentados pela família e principalmente pelos professores ao se depararem com uma juventude extremamente conectada.
“Antes éramos criados para fazer uma coisa só. Quem nunca chegou em casa ligou a televisão e começou a fazer a lição e o pai ou a mãe desligou o aparelho dizendo que não conseguiríamos nos concentrar nem em um nem em outro. Hoje em dia as coisas são diferentes todo mundo vive conectado e as informações são absorvidas de maneira instantânea”, lembrou o escritor.
Abertura Oficial
A abertura do evento contou com a presença do prefeito Felipe Augusto que fez questão de destacar os avanços feitos na educação da cidade somente nestes primeiros seis meses do ano.
“Desde que assumimos a Prefeitura de São Sebastião o que mais nos interessava era trabalhar pelo avanço. A responsabilidade de assumir o Município e de conduzir o mandato ao longo destes quatro anos passava a ser nossa. Foi então que demos um tom técnico, um tom responsável pela gestão.
Primeiro com a escolha de diretores, secretários e coordenadores da Secretaria de Educação de forma técnica e respeitosa sem interferência política, em segundo mapeando todas as estruturas educacionais de nossa cidade, as creches, os berçários e as escolas”, relembrou.
O prefeito fez questão de destacar ainda o projeto de reforma que, em breve, será executado em todas as unidades escolares da cidade. “Preparamos então o maior pacote de obras nas unidades escolares de nosso município, serão cerca de 60 prédios que terão reforma, reparos e ações não só emergências, mas, que possam permitir o continuo desenvolvimento da educação”, planejou.
Também participaram do evento o vice-prefeito Amilton Pacheco e o presidente da Câmara Reinaldo Alves Moreira Filho (Reinaldinho).
Programação
Dia 10/08
– Mozart Neves Ramos
Tema: “A Educação Integral na BNCC”
– Paulo Magri
Tema: “Como transformar sua escola numa campeã do IDEB Um novo horizonte na Educação”.
Dia 11/08
– Geraldo Almeida Peçanha
Tema: “Avaliação”
– Carlinhos de Jesus
Tema: Empreendedorismo e Arte: Uma trajetória de sucesso com excelência em serviços.