O projeto Formação Continuada de Professores, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), volta a São José dos Campos (SP) para a segunda capacitação do ano. Na terça (15) e quarta-feira (16), será realizado mais um encontro do projeto no município, a partir das 8h, no Centro de Formação do Educador Professora Leny Bevilacqua (CEFE), no bairro Santana. São esperados cerca de 90 profissionais vinculados à Secretaria de Educação da cidade. Em São José dos Campos, o projeto conta com o patrocínio da Monsanto, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal, e com a parceria da Secretaria Municipal de Educação. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica de vôlei Ana Moser.
publicidade
Um dos grupos de participantes do Formação Continuada é composto por 66 professores de educação física e, junto aos profissionais do IEE, eles retomarão os princípios do esporte educacional e o sistema PROTEGE. Já o segundo grupo, formado por 25 professores e gestores, terá como destaque a Escola Ativa, seus pilares e o desenvolvimento do Plano de Ação.
“No primeiro encontro, tivemos uma excelente recepção no município de São José dos Campos. Agora em agosto, iremos dar continuidade à temática Escola Ativa. Com os professores, iremos apresentar o PROTEGE, sistema de variáveis para potencializar as aulas de Educação Física Escolar, e, com o grupo formado por gestores e professores, iremos verificar os pilares que constituem uma Escola Ativa”, comenta Cibelle Borges, subcoordenadora do IEE.
O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu quinto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.
“Essas parcerias refletem a importância que a Monsanto dá para as questões sociais das comunidades em que a empresa está inserida. Acreditarmos que esse é o caminho mais efetivo e duradouro para as transformações e desenvolvimento local”, afirma a gerente de Sustentabilidade e Engajamento com a Comunidade para a América do Sul da Monsanto, Silene Chiconini. “No caso do Projeto Formação Continuada de Professores das Redes Públicas, não é diferente, pois investir na Educação, apoiando políticas públicas, significa focar esforços na base do desenvolvimento de qualquer sociedade.
Neste ano, o projeto atua em 20 cidades de sete estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco e Goiás) para capacitar 1000 professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.