Na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que aconteceu na manhã do dia 14 de agosto, em Campos do Jordão, o Secretário Adjunto de Segurança Sérgio Turra Sobrane, anunciou a instalação do Gamesp – Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
O Gamesp deve atuar no alinhamento de políticas relacionadas à área, em conjunto com as demais forças policiais – polícias Militar, Civil, além das GCMs (Guardas Civis Municipais) da região e terá atuação regional para prevenção, repressão e redução do crime e da violência, com integração de bases de dados e informações para facilitar a análise e a formulação de políticas e programas integrados.
“Segurança é um dos problemas que mais preocupam os prefeitos da região. Esta é uma ação que visa integrar e fomentar políticas estratégicas na área”, afirma o prefeito Fred Guidoni, presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMVale e LN.
Participaram da reunião, 20 dos 39 Prefeitos que compõem o Conselho, os deputados federais Eduardo Cury e Poliana Gama, os deputados estaduais David Zaia e Padre Afonso, o Secretário de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro, o Secretário de Turismo Laércio Benko, o Secretário de Assuntos Metropolitanos Edmur Mesquita, além de representantes das demais secretarias municipais.
Turismo
O secretário de Turismo Laércio Benko, falou das mudanças nas regras do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), para o próximo ano, quando haverá um rankeamento do Turismo Paulista e as três Estâncias com menor pontuação no ranking, passarão a Municípios de Interesse Turístico (MIT), dando acesso a três municípios eu já são MITs à categoria de Estância.
Hoje as 70 Estâncias Paulistas ficam com 80% da verba constitucional para o setor. Os MITs ficam com 20%. Até o final do ano, 140 municípios devem ser transformados em MITs. Destes, 20 estão na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que já congrega 14 Estâncias.
“São Paulo é o único Estado no país que tem uma verba específica para o setor, que o Prefeito pode contar e planejar as ações. Isso se reflete na economia. Enquanto no ano passado o PIB brasileiro teve uma queda de 3,6%, o PIB das 116 atividades econômicas ligadas ao Turismo, cresceu 6,8%. Não há crise de emprego no turismo”, disse o secretário.
Ele disse que para que o Turismo floresça ainda mais no Estado de São Paulo é preciso que haja a criação de novos produtos. E clamou aos prefeitos para que usem a criatividade para criar produtos turísticos em suas cidades.
Desenvolvimento Social
O secretário de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro apresentou os programas da secretaria e reafirmou o compromisso do Governador Geraldo Alckmin de que não deixará ninguém para trás, no Estado de São Paulo e a sua convicção: “cuidar do social é a melhor ferramenta que temos para um futuro com menos violência”.
A secretaria de Desenvolvimento Social no início do ano repassou R$ 16,8 milhões de reais para as 39 cidades da região.