Durante o curso, foram compartilhadas diversas receitas de pães artesanais como pão de cenoura, integral, de beterraba, croissant, biscoito de polvilho, cuca, entre outros. Além das práticas, as aulas teóricas estimularam o raciocínio e o trabalho em equipe. Os alunos também aprenderam sobre noções de higiene e de comercialização dos produtos confeccionados.
“No curso, as participantes conhecem desde a história dos pães até o percentual de açúcar e gordura necessários na confecção dos pães”, disse a monitora Maria Cristina Pontes.
O projeto da Padaria Artesanal, de iniciativa do Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo qualificar os alunos na produção de pães e proporcionar aos participantes uma renda complementar.
É o que aconteceu com a advogada Ruth Cibils, 51 anos. “Fiquei desempregada e encontrei no curso uma possibilidade de renda. Hoje, participo de feiras vendendo os pães que aprendi a fazer aqui”, contou a moradora da Vila Industrial, na região leste.
Para Alex Sandro Alves dos Santos, 30 anos, o curso de panificação foi um estímulo. “O curso foi o trampolim que precisava para empreender e hoje consegui abrir meu próprio bistrô. Nele, apresento meus pães para a degustação”, disse morador do Bosque dos Eucaliptos, na região sul.
“Com as diversas receitas de pães que aprendi aqui, passei a vender no meu trailler. Estou feliz porque consegui aumentar um pouco o meu lucro”, ressaltou Débora Siqueira, 28 anos, moradora do Campo dos Alemães, na região sul.
O curso de panificação é gratuito e aberto à população. As aulas acontecem na cozinha artesanal localizada na rua Elpídio dos Santos, 60, no Campo dos Alemães. A próxima turma para o curso de panificação, com vagas já esgotadas, tem início previsto para o dia 22 de agosto. Informações pelo telefone (12) 3911-8060.