A Embraer anunciou que selecionou a Meggitt Polymers & Composites e a KID-Systeme como novos fornecedores de sistemas de entretenimento e conectividade a bordo (IFEC, na sigla em inglês) para os E-Jets E2, segunda geração da família de E-Jets de aeronaves comerciais. A Meggitt será responsável por projetar e produzir um conjunto de radome de alto desempenho para conectividade a bordo, enquanto a KID-Systeme foi escolhida para fornecer o SKYfi Club – plataforma de streaming sem fio a bordo para jatos comerciais e executivos.
“Companhias aéreas e empresas de leasing de aeronaves poderão escolher, a partir do portfólio do E2 para entretenimento e conectividade a bordo, produtos de diversos fornecedores para melhor adequá-los aos seus sistemas operacionais. Também há provisões inteligentes e modulares em comum que acomodarão futuras instalações de equipamentos”, explicou Rodrigo Silva e Souza, Diretor de Marketing da Embraer Aviação Comercial. “O portfólio de IFEC incluirá entretenimento via streaming sem fio para dispositivos pessoais ou nos assentos, internet por meio das bandas Ka e Ku, conectividade terra-ar e TV em tempo real (iPTV).”
A Meggitt será responsável pelo design, fabricação e montagem do kit de instalação da Embraer, que inclui o radome, skirt seal (selo entre o radome e a fuselagem), placa adaptadora e acessórios. Um dos principais benefícios desta montagem exclusiva é a capacidade de banda tripla do radome, permitindo que cada aeronave seja adaptada ao fabricante de antena preferido do cliente.
“De um programa de radome comercial incipiente herdado como parte de nossas aquisições de compósitos avançados no final de 2015, fizemos um excepcional progresso ao criar um sistema de montagem de baixo risco, conveniente e com tecnologia comprovada para companhias aéreas e fabricantes aeronáuticos”, disse David Horner, Presidente da Meggitt Polymers & Composites. “Esse contrato nos torna um fornecedor exclusivo de um kit único de peças para um dos fabricantes de aeronaves mais avançado no mundo, além de estarmos desafiando os líderes de mercado da nossa indústria”.
O SKYfi Club da KID-Systeme foi escolhido pela Embraer como uma opção de catálogo para as companhias aéreas clientes do E2, que poderão escolher a solução de streaming da KID-Systeme. O SKYfi Club executa o streaming de conteúdo para os dispositivos eletrônicos pessoais dos passageiros, garantindo acesso às opções de entretenimento disponíveis, como filmes, e-books e revistas. A tecnologia tem como base a confiável plataforma de conectividade ALNA (Airline Network Architecture), presente em mais de 650 aeronaves. O robusto sistema fornece uma arquitetura escalável e modular adaptável às necessidades dos clientes, além de permitir uma ampla variedade de serviços adicionais, como acesso à internet e serviço de dados. O SKIfi pode ser complementado pelo SKYpower, sistema da KID-Systeme de gerenciamento de energia na cabine da aeronave e nos assentos.
“A KID-Systeme está honrada e satisfeita com essa escolha, que reconhece nosso contínuo esforço em focar em inovações que agregam valor, produtos de alta qualidade e serviço de primeira classe ao cliente”, disse Peter Schetschine, Diretor-Geral da KID.
Em abril, a Embraer anunciou que a Panasonic Avionics Corporation (Panasonic) também fornecerá entretenimento e conectividade a bordo para os E-Jets E2.
Os E-Jets E2s representam o melhor da nova tecnologia em uma plataforma comprovada. A aplicação de tecnologias avançadas para motores, asas e aviônicos diferencia os E-Jets E2, oferecendo às companhias aéreas os aviões mais eficientes nesta categoria, ao mesmo tempo em que mantém a comunalidade com os E-Jets atuais. As melhorias incluem uma nova asa aerodinamicamente avançada, de formato único e com maior alongamento, além de aprimoramentos de sistemas e aviônicos, incluindo a quarta geração de comandos de voo fly-by-wire, e os motores de alto desempenho da Pratt & Whitney PurePowerTM Geared Turbofan (PW1700G no E175-E2 , PW1900G no E190-E2 e E195-E2). Esta combinação resulta na mais eficiente família de corredor único, com redução de dois dígitos no consumo de combustível, emissões, ruído e custos de manutenção, além de aumento de produtividade devido ao menor tempo de inatividade em manutenções agendadas. Os E-Jets E2 serão capazes de ter custo por assento semelhante ao de aeronaves narrow-body maiores remotorizadas, com um custo por viagem significativamente menor, criando oportunidades de desenvolvimento de novos mercados com risco reduzido e o dimensionamento correto da frota.