Após mais de 14 mil atletas participantes, 400 municípios representados, oito cidades-sede (mais a Final Estadual, encerrada no último domingo, em Sertãozinho), o Estado de São Paulo conheceu sua mais nova cidade campeã dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), que chegou em 2017 à 21ª edição. A casa da decisão, Sertãozinho, ficou com o título, totalizando 79 pontos. Piracicaba, com 73 e Jundiaí, com 54, fecharam a relação dos três primeiros colocados na final estadual.
Em 2017, além da Final Estadual em Sertãozinho, as seguintes cidades receberam as etapas regionais: Americana, Lins, São Sebastião, Votuporanga, Itapetininga, Praia Grande, Marília e Bebedouro. A etapa final contou com 163 municípios e mais de 1 mil atletas.
Em todas as etapas, houve a disputa de 14 modalidades, envolvendo atletas de, no mínimo, 60 anos de idade: bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, truco e xadrez. Essas modalidades se juntam a outras mais convencionais, como atletismo, natação, voleibol adaptado, tênis e tênis de mesa. As duas equipes/atletas mais bem classificados em cada modalidade nas fases regionais participaram da final estadual.
O JORI é organizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) e com as prefeituras que sediam a competição.
O secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Paulo Gustavo Maiurino, valorizou a competição. “É um orgulho para nós da SELJ auxiliar decisivamente no JORI, uma competição que extrapola qualquer resultado esportivo e nos dá uma lição de saúde, bons exemplos e determinação em qualquer idade”, concluiu.
História
Os JORI começaram em 1994, com o evento “Caras e Coroas”, no Ginásio do Ibirapuera. Depois do sucesso do torneio, em 1995 foi iniciada a competição nos moldes atuais, organizada pela primeira-dama da época, Lila Covas.
Desde então, anualmente oito cidades recebem os jogos, representando as oito Regiões Esportivas do Estado, e uma última sedia a final estadual.
A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, que acompanha todas as edições dos JORI desde 1996, resumiu na última edição a responsabilidade em organizá-la: “Acima de qualquer resultado esportivo, é contagiante perceber a alegria e o envolvimento de todos os participantes, a expectativa para a chegada dos JORI. Para nós, é um orgulho organizar este evento há 21 anos e presenciar estas pessoas que são exemplos para todos nós”.