Vida e obra de Athayde Marcondes é destaque no encontro de outubro da APL
Luis Claudio Antunes28 de outubro de 2017Última atualização: 28 de outubro de 2017
Total39
39
A Academia Pindamonhangabense de Letras (APL) realizou, na sexta-feira (28), no auditório do Palacete 10 de Julho, seu tradicional encontro mensal do mês de outubro.
A mesa dos trabalhos foi composta pela presidente Bete Guimarães, pelo vice, Edmar de Souza, pelo acadêmico e palestrante da noite, Luiz Gândara, pelo acadêmico e representante da OAB, Paulo de Andrade e pelo diretor de Cultura, Alcemir Palma.
Na pauta da noite, destaque para homenagens ao Dia das Crianças, Dia de Nossa Senhora Aparecida, palestra e posse de acadêmico em cadeira titular, além é claro, de boa música e entrega de diploma de Honra ao Mérito ao acadêmico Cristino Gilmar do Nascimento, pelo Dia do Professor.
O acadêmico José Luiz Gândara Martins fez uma rápida palestra sobre a vida e a obra de Athayde Marcondes. Ele foi o primeiro a registrar a história de Pindamonhangaba em seu famoso livro “Pindamonhangaba – apontamentos históricos, geográficos, genealógicos, biográficos e cronológicos”, sendo a primeira edição lançada em 1906.
Durante sua explanação, Gândara que é neto de Athayde, discorreu sobre outras obras, como por exemplo, sobre um exemplar único intitulado “Música e Musicistas”, escrito a mão pelo taubateano e doado ao Centro de Memória da cidade. Falou também de inúmeras outras obras e sobre sua vida pessoal, com dois casamentos que lhe deram catorze filhos, dentre outras curiosidades e atividades do avô.
O historiador também dá nome a medalha que homenageia pessoas e instituições que ajudam na preservação da história da cidade. o jornalista Altair Fernandes, Francisco Piorino, Júlia San-Martin e Joaquim da Figueira, foram agraciados já foram homenageados com tal honraria.
Na sequência, coube aos jovens Henrique Parente e Débora Fernandes, o momento musical da noite, preparando o ambiente para a posse, como membro titular da APL, de Ana Maria Guimarães ladeluca.
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Antes, porém, um momento muito especial chamou a atenção dos presentes. Emocionada, Débora fez uma bela homenagem ao professor e acadêmico Pedro Ivo. A jovem contou que foi aluna dele no Instituto, inspirando-se nele para seguir sua carreira e que há muito tempo queria encontrá-lo para dizer o tamanho da importância das suas aulas na vida dela. Por tal emoção, elegemos a cena como “Momento APL” da noite!
Voltando à posse, Ana Maria assumiu a cadeira nº 35, cujo o patrono é Ângelo Paz da Silva. Durante seu discurso, a acadêmica agradeceu por torna-se uma titular da APL e fez uma breve explanação sobre seu patrono, destacando principalmente seu papel atuante na política da cidade.
A sessão de outubro foi encerrada com a tradicional foto-presença dos acadêmicos, seguida de um coquetel de confraternização.
URL copiada
Luis Claudio Antunes28 de outubro de 2017Última atualização: 28 de outubro de 2017