A Câmara de Taubaté entregou título de cidadania à professora Maria Aparecida Ribeiro “Pretta” em solenidade no dia 8. A cerimônia foi dirigida pelo presidente da Casa, Diego Fonseca (PSDB), autor do decreto legislativo que concedeu a honraria.
Natural de Pouso Alegre (MG), Maria Pretta mudou-se para Taubaté em 1984, ano em que ingressou na Universidade de Taubaté para cursar Educação Física, fazendo parte do quadro de estagiários da Secretaria de Esportes de Pindamonhangaba. Em 1986, fundou a Liga de Handebol do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Nos anos de 1987 e 1989, ingressou, respectivamente, nos cursos de pós-graduação de Ginástica em Academia e Treinos Esportivos, ambos na Universidade de Taubaté, e em 2005 no mestrado de Ciências Ambientais, também pela Unitau.
Exerceu funções como: professora de handebol e técnica dos times masculino e feminino deste esporte, professora da rede estadual, atleta profissional de basquetebol e gestora de esportes em Pindamonhangaba.
Aos 28 anos, ingressou no quadro de professores do Departamento de Educação Física da Universidade de Taubaté nas disciplinas de Basquetebol e Handebol. Exerceu o cargo de diretora do Departamento entre 2007 e 2009. Em 2012, iniciou o curso de doutorado na Universidade São Judas, em São Paulo.
“Homenagens são sempre boas, ainda mais quando a homenageada está viva e pode reconhecer o gesto de cortesia e consideração. Taubaté faz parte da minha vida, da minha história. Acredito que a educação é uma ferramenta de transformação social,” agradeceu Maria Pretta.