Projeto Tamar em Ubatuba comemora aniversário com a Corrida de Canoas “Amigo Pescador”

Evento celebrou a parceria com os pescadores no último dia 19 de novembro. (Foto: Divulgação/PMU)

Para celebrar os 27 anos de atividades em Ubatuba, o Projeto TAMAR realizou a VII Corrida de Canoas “Amigo Pescador” em homenagem e agradecimento aos pescadores, que são parceiros fundamentais no programa de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas.

O evento aconteceu no último dia 19 de novembro, na Praia do Itaguá, ao lado do rancho dos pescadores, com apoio da AARCCA – Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara e do Restaurante Sushi Garden.

Diferente das demais corridas de canoas realizadas atualmente em Ubatuba, a Amigo Pescador se destaca por se tratar de uma corrida de longa distância, onde os remadores da categoria 4 remos percorrem um trajeto de 9.500 metros passando pelas praias do Itaguá, Barra Seca e Cruzeiro.

A corrida de longa distância promovida pelo Tamar é das mais esperadas pelos remadores e se assemelha ao formato em que era tradicionalmente realizada há cerca de 60 anos, quando as corridas de canoas em Ubatuba foram criadas.

Os 40 competidores inscritos puderam mostrar força e resistência nessa prova realizada com canoas caiçaras, cuja característica marcante desta embarcação é o fato de ser inteiramente construída num único tronco de árvore.

A categoria 4 remos masculino percorreu o maior trajeto (9.500 metros), com um novo recorde de tempo de prova, concluída em 1 hora. Apesar do tempo nublado, o mar calmo e os ventos leves facilitaram o cumprimento mais rápido da prova que em anos anteriores, durava em torno de uma hora e quinze minutos.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

A canoa vencedora foi a da equipe da Praia da Almada com os remadores Manequinho, Andrezinho, Santo e Luquinha.

Crianças e mulheres disputaram a corrida em categorias próprias (2 remos feminino e 2 remos infantil), em trajetos mais curtos. As duplas vencedoras no feminino foram Guiomar e Carol (Prumirim/Ubatumirim) e no Infantil Vitor e Raoni (Almada/Ubatumirim).

Os vencedores ganharam kits de produtos Tamar como premiação, além de um troféu artesanal confeccionado especialmente para ocasião.

Finalizando a prova, o público de mais de 200 pessoas também participou da soltura de uma tartaruga-verde reabilitada pelo TAMAR, que há 27 anos conta com apoio local da Prefeitura Municipal de Ubatuba e há 35 anos conta com o patrocínio da Petrobras para proteger as tartarugas marinhas no Brasil.

Conservação e Pesquisa de Tartarugas Marinhas em Ubatuba

O trabalho de conservação e pesquisa voltado à interação das tartarugas com a pesca em Ubatuba foi iniciado em 1990, com um levantamento que identificou diversas modalidades que capturam tartarugas incidentalmente no município.

Pouco a pouco, foi estabelecida uma parceria com os pescadores artesanais locais, que voluntariamente passaram a informar ao TAMAR sobre as capturas de tartarugas e sobre o funcionamento das pescarias. A partir deste esforço conjunto, já foram devolvidas vivas ao mar mais de 11.000 tartarugas capturadas incidentalmente na pesca nestes 27 anos de existência do TAMAR em Ubatuba.

Com as informações coletadas foi possível identificar e conhecer o funcionamento desta pescaria que causa maior mortalidade destes animais no município e estudar formas de reduzir as capturas das tartarugas. A proposta de evitar a pesca com redes durante o dia, próximas às costeiras, praticando-a somente à noite, vem sendo divulgada aos pescadores e bem aceita, mostrando-se uma prática efetiva para reduzir a mortalidade da tartaruga-verde, sem prejuízos para a atividade pesqueira.

Educação Ambiental no Centro de Visitantes

No Centro de Visitantes, que é um Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha, mais de 2 milhões de pessoas, entre moradores locais, estudantes e turistas, já tiveram a oportunidade de conhecer de perto as tartarugas, aprendendo um pouco sobre a biologia destas espécies, sobre as atividades humanas que as ameaçam e como ajudar a protegê-las.

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, hoje, o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio.

Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).

Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Visite www.tamar.org.br

Botão Voltar ao topo