O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) realiza até 1º de dezembro no Rio de Janeiro uma missão de intercâmbio de experiências sobre prevenção ao crime e às drogas por meio dos esportes.
O evento terá a participação de profissionais de educação física, gestores esportivos e especialistas de países como África do Sul, Bangladesh, Bélgica, Colômbia, Índia, Quirguistão, Palestina, Peru, República Dominicana e Uganda.
Durante a semana, o grupo participará de workshops, fará visitas a Vilas Olímpicas e conhecerá projetos esportivos inovadores implementados na capital carioca.
A visita tem como objetivo promover uma troca de experiências sobre prevenção por meio de esportes com professores e jovens vivendo em comunidades afetadas pelo tráfico de drogas e pela violência.
A iniciativa faz parte do programa “Vamos Nessa” (Line Up, Live Up, na versão em inglês), ação global do UNODC para a prevenção por meio da prática esportiva. O projeto atua com adolescentes entre 11 e 17 anos em situação de risco, visando reforçar a resiliência deste grupo por meio do estímulo ao desenvolvimento de habilidades para a vida.
O programa está sendo implementado e testado em centros esportivos da cidade do Rio e do Distrito Federal, em parceria com os governos locais.
Em setembro, o UNODC formou 12 professores de Educação Física que atuam nas Vilas Olímpicas da capital carioca. Após a capacitação inicial, o programa está sendo implementado em seis Vilas Olímpicas, e tem como meta inicial atingir 400 jovens até o final do ano.
Evento de abertura
A abertura da semana de eventos ocorreu nesta segunda-feira (27) e teve a presença do subsecretario de Esportes e Lazer, Julio Carlos Morandi. Segundo ele, “a criação de hábitos saudáveis desde a infância é uma das maneiras de prevenir o uso de drogas na adolescência e na vida adulta”. Nesse contexto, a prática de esportes age como uma medida de proteção para evitar que jovens se envolvam com a criminalidade e o uso de drogas, salientou.
O oficial de programa do UNODC no Brasil, Nivio Nascimento, destacou que a “América Latina é a região mais violenta do mundo e que é imprescindível trabalhar com a prevenção da violência entre os jovens”. “O potencial dos esportes é ainda pouco explorado e a experiência do Vamos Nessa, que está sendo implantada e testada primeiramente no Brasil, vai ter impacto em outros países da região e também em outros continentes”, declarou.
A missão de intercâmbio ocorre até sexta-feira (1º), quando será assinado um memorando de entendimento entre a cidade do Rio e o UNODC para formalizar a cooperação. A assinatura será feita no Palácio do Itamaraty, no centro da capital fluminense.
A iniciativa de prevenção por meio do esporte faz parte do Programa Global do UNODC para a Implementação da Declaração de Doha, que foi desenvolvido após o 13º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal, em 2015, com o apoio do Qatar.
O Programa Global presta assistência técnica aos Estados-membros em áreas específicas, a fim de promover uma cultura de legalidade e promover o respeito pelo Estado de direito, inclusive por meio do fortalecimento de programas de prevenção da criminalidade informados por evidências.
Serviço
Terça-feira, 28 de novembro (Centro Esportivo Miécimo da Silva)
Rua Olinda Elis, 470 – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
9h–13h: Demonstração do Vamos Nessa para professores pelo criador do programa, Peer van der Kreeft, da University College Ghent.
Quarta-feira, 29 de novembro (Centro Esportivo Miécimo da Silva)
9h–13h: Demonstração do Vamos Nessa para professores pelo criador do programa, Peer van der Kreeft, University College Ghent.
15h–17h30: Visita ao Centro Esportivo Miécimo da Silva e implementação de uma sessão do Vamos Nessa com jovens e professores das Vilas Olímpicas do município do Rio de Janeiro.
Quinta-feira, 30 de novembro
9h30–12h30: Visita ao Instituto Rumo Náutico – Projeto Grael
Av. Carlos Ermelindo Marins, 494 – Jurujuba, Niterói – RJ
15h–17h30: Visita ao Projeto Craque do Amanhã
- Clodomiro Antunes da Costa, 224 – Arsenal, São Gonçalo – RJ
Sexta-feira, 1º de dezembro (Palácio do Itamaraty)
9h–12h30: Assinatura de memorando de entendimento com Subsecretaria de Esporte e Lazer (SUBEL) e anúncio de ONGS selecionadas por edital aberto pelo UNODC.
Participantes: Representante do UNODC para a região, Rafael Franzini, subsecretário da SUBEL, Júlio Carlos Morandi, integrantes da Missão de Estudos, representantes do Sistema ONU e ONGs.