Com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância de revisar o veículo antes de pegar a estrada, a CCR NovaDutra realiza uma campanha educativa durante os meses de dezembro e janeiro, período em que há aumento do número de veículos de passeio que trafegam pela rodovia. A ação inclui a distribuição de 60 mil folhetos nas praças de pedágio e veiculação de dicas de segurança na programação da CCRFM 107,5.
Dados da CCR NovaDutra apontam que a pane mecânica tem sido o principal motivo dos atendimentos realizados pelo SOS Usuário da Concessionária, especialmente durante os feriados. No último feriado de Ano Novo, por exemplo, dos cerca de mil chamados recebidos pela CCR NovaDutra, 46% foram de usuários que tiveram problemas mecânicos durante a viagem.
Pneu furado, falta de combustível, superaquecimento do motor e pane elétrica também estão entre os principais transtornos enfrentados pelos motoristas que utilizam a via Dutra. O gestor de Atendimento da Concessionária, Virgílio Leocádio, explica que é fundamental realizar a manutenção preventiva no veículo para evitar acidentes. “É importante que, antes de sair em viagem, o motorista realize a revisão em seu veículo, verificando os principais itens, como iluminação traseira e dianteira, calibragem dos pneus, inclusive o estepe, sistema de freios e arrefecimento do motor e também saber os pontos onde pode abastecer para evitar parar no meio da sua viagem. Além de evitar transtornos e até mesmo acidentes, a manutenção preventiva oferece mais vida útil ao veículo. A demora no conserto aumenta o problema e, consequentemente, o custo”, ressalta.
Para auxiliar os usuários em caso de pane mecânica ou outras ocorrências, a CCR NovaDutra possui, ao longo da rodovia, 11 bases operacionais distribuídas em pontos estratégicos, com equipes que trabalham 24 horas por dia. Ao todo, são 500 profissionais e cem viaturas disponíveis para atender quem trafega pela via Dutra.
Além disso, para solicitar socorro médico ou mecânico, os usuários podem utilizar gratuitamente o Disque CCR NovaDutra 0800-0173536, telefone que oferece informações sobre as condições da estrada; ou os 804 telefones de emergência amarelos que estão disponíveis a cada quilômetro, nos dois sentidos da rodovia. Os motoristas também podem se informar por meio dos painéis eletrônicos de mensagens variáveis, instalados ao longo da via Dutra e por meio da programação da CCRFM 107,5, que traz, em tempo real, informações sobre o trânsito nos 402 quilômetros da rodovia.
Dicas de segurança
• Mantenha o veículo sempre em boas condições de uso e circulação, por meio da manutenção preventiva, e tenha atenção, também, ao funcionamento dos acessórios: triângulo, macaco, chave de roda e o bom estado e a calibragem dos pneus, inclusive do estepe, são indispensáveis;• Verifique os níveis do óleo do motor, do freio e da direção hidráulica, além da água do radiador e do limpador de para-brisa;
• Tenha atenção ao funcionamento das palhetas dos limpadores dos para-brisas dianteiro e traseiro e ao funcionamento das lanternas e dos faróis;
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒• Planeje sua viagem: verifique o nível de combustível do veículo, faça um itinerário e busque informações sobre tempo, via e alterações no fluxo do trânsito;
• Mantenha distância segura do veículo à frente;
• Respeite os limites de velocidade;
• Em dias chuvosos ou sob neblina, reduza a velocidade;
• Pare no acostamento somente em caso de emergência;
• Ultrapasse somente com segurança;
• Use o cinto de segurança e oriente os demais ocupantes do veículo a utilizá-lo também. Lembre-se de que a cadeirinha para bebê e o assento para criança também são de uso obrigatório;
• Não faça uso de bebidas alcoólicas ou de medicamentos que causem sonolência. Eles reduzem os reflexos e prejudicam a coordenação motora, aumentando o risco de acidentes.
• Anote em seu celular nosso telefone de emergência – Disque CCR NovaDutra: 0800 0173536.
• Na rodovia, sintonize CCRFM 107,5 para se informar sobre as condições de tráfego.