
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, chegou neste sábado (30) em Natal para acompanhar o início da Operação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no estado do Rio Grande do Norte. Ao desembarcar Jungmann foi direto para a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, do Exército.
Acompanhado do comandante da 7ª Brigada e também da Operação Potiguar III, general Ridauto Fernandes, e do governador Robinson Faria, o ministro da Defesa recebeu as primeiras informações sobre as ações que já estão sendo desenvolvidas nas ruas da região metropolitana.
“A operação terá duração inicial prevista de 15 dias, podendo ser prorrogada ou não, visando restabelecer a ordem e a segurança. Podemos afirmar que a virada de ano no Rio Grande do Norte será tranquila, e podemos assegurar também aos turistas que podem vir aproveitar todas as belezas e a cultura que o estado oferece”, destacou o ministro da Defesa.
Durante o discurso para a tropa o ministro Jungmann mencionou o trabalho realizado pelos militares brasileiros no Haiti, no qual os valores morais foram destaque durante os 13 anos da missão de paz no país caribenho.
Raul Jungmann passará o réveillon na capital potiguar em solidariedade aos soldados que estão patrulhando às ruas. “Vocês serão minha família, disse Jungmann à tropa.
A Operação teve início na noite de ontem com os primeiros 500 soldados oriundos de batalhões do Exército de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
No total, 2.600 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica farão o patrulhamento na região metropolitana de Natal e Mossoró, e na cidade de Caicó. Até amanhã, a expectativa é que esse número chegue a 2.800 homens.
A operação dividiu a Grande Natal em seis áreas de atuação. Mossoró, a sétima área, receberá o efetivo que vem do Ceará. A tropa é formada, além do Exército, por militares da Força Nacional, da Marinha e da Aeronáutica.
“Deixo a palavra de gratidão ao presidente Michel Temer, que tem sido solidário ao Rio Grande do Norte. Já conseguimos ver nas ruas a confiança das pessoas nas forças militares. Esse reconhecimento é muito valioso”, disse o governador Robinson Faria, que destacou ainda que a presença das tropas será importante não só para a proteção da população, mas também para a preservação da atividade turística existente nesta época do ano.
O envio de homens das Forças Armadas foi autorizado na sexta-feira (29) pelo presidente da República, Michel Temer, em virtude da paralisação dos policiais militares e civis do estado, desde o dia 19 de dezembro . Os militares das Forças Armadas reuniram-se aos 190 policiais da Força Nacional de Segurança Pública, que já se encontravam no estado. O decreto de GLO é válido por 15 dias, até o dia 12 de janeiro.