O Santuário Nacional de Aparecida bateu recorde de movimentação em 2017. No ano, cerca de 13 milhões de fiéis passaram pelo maior templo mariano do mundo, maior número de público registrado na história do Santuário. As celebrações dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida contribuíram para as altas cifras.
“Sem dúvida a celebração do Jubileu de Nossa Senhora Aparecida fez com que este número fosse alcançado. Muitos romeiros falavam conosco que vinham para celebrar este momento marcante para a Igreja no Brasil”, destaca o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.
publicidade
O dia de maior movimento no ano passado foi o 12 de outubro, data em que se comemora a festa da Padroeira do Brasil. Neste dia, 177 mil peregrinos marcaram presença no templo dedicado à Santa. A grande afluência seguiu nos fins de semana de novembro, que registrou por três domingos seguidos mais de 160 mil pessoas. Entretanto, o mês mais movimentado foi dezembro, com grande fluxo de fiéis também no meio da semana.
Os indicadores contribuíram ainda para que o maior fluxo de pessoas no período fosse registrado no segundo semestre. Mais de 60% da cifra anual foi contabilizada neste período.
Em contrapartida, os meses menos movimentados foram fevereiro e março. Ainda assim, no último ano, o público calculado foi maior do que o de 2016 em ambos os meses.
Santuário em rede – Os índices foram refletidos nas redes sociais, que ficaram repletas de registros do Santuário Nacional no último ano. Segundo o Instagram , o maior templo mariano do mundo foi a sétima localização brasileira mais publicada na rede social em 2017.
Turismo religioso – Segundo dados do Ministério do Turismo, o número de peregrinos registrados na “Capital Mariana da Fé”, como é conhecida Aparecida (SP), equivale a 72% do total de brasileiros que realizam turismo religioso. Os outros 28% são divididos em 340 destinos de todo o país.
O local também é mais visitado que outros importantes centros de peregrinação mundiais como Fátima, que estima 8 milhões no último ano; e Lourdes, com 6 milhões de peregrinos. Entre os santuários marianos, apenas Guadalupe concentra mais fiéis do que Aparecida, com cerca de 20 milhões de pessoas por ano.