publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Em Pinda, praça Monsenhor Marcondes é ponto de encontro para grupos folclóricos

Encontro de Grupos Folclóricos é tradicionalmente realizada na Praça da Cascata, defronte ao presépio. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

A Praça Monsenhor Marcondes irá receber um encontro de grupos folclóricos em comemoração a Folia de Reis, no dia 6 de janeiro (sábado), a partir das 9 horas.

O Encontro de Grupos Folclóricos é um evento tradicional na cidade, realizado em cumprimento à Lei Municipal 5031/2010. A manifestação cultural religiosa é realizada em frente ao presépio da Praça Monsenhor Marcondes e homenageia o Dia de Reis, marcando o momento de desmontar o presépio e os enfeites natalinos.

Três grupos irão se apresentar, entre eles Elekô – que em iorubá significa ‘mulheres guerreiras’ – Coletivo Cultural, às 9 horas. O grupo de Pinda é formado apenas por mulheres, que irão apresentar danças, músicas com diversos instrumentos, teatro e poesias cantadas. “O grupo é um coletivo de mulheres que busca resgatar a cultura popular em geral. Nós apresentamos a cultura moderna em conexão com a cultura tradicional”, explica a fundadora do grupo, Monica Alvarenga.

Às 9h30, o Grupo de Jongo Mistura da Raça, de São José dos Campos, apresentará a dança que é praticada ao som de tambores e faz parte da cultura afro-brasileira.

E por último, às 10 horas, será comemorada a Folia de Reis com adoração ao presépio, comandada pelo ‘Mestre Paizinho’ de Taubaté, ícone cultural da cidade e responsável por guardar a tradição do Moçambique.

Botão Voltar ao topo