Refletindo a fé de Maria, as celebrações do Dia Nacional Mariano tiveram início nesse dia 12 de janeiro com a oração do Terço na TV Aparecida às 7h, com o padre Antonio Maria, às 9h a santa Missa no Altar Central, seguindo o Missal Mariano e às 10h, a cerimônia que marca o ponto alto de orações especiais desse dia, que é o momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.
O Dia Nacional Mariano acontece em consonância com a Campanha de pró-cidadania Eu Sou O Brasil Ético, lançada nesse mês de janeiro pelo Santuário, onde o objetivo é convocar os cristãos a exercerem seu papel de cidadão, como protagonistas contra toda e qualquer forma de corrupção, seguindo os ensinamentos de Cristo.
Destacando a importância de insistir pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida ao Brasil, padre Daniel Antonio, ecônomo do Santuário de Aparecida, frisou na celebração Eucarística das 9h, as ações do Dia Nacional Mariano. “A cada dia 12 nós vamos pedir insistentemente a Nossa Senhora a sua intercessão pelo povo sofrido, pelo nosso país. É importante dedicarmos esse momento de oração pelos outros, deixemos o egoísmo de lado, para dedicarmos um dia especial a Nossa Senhora e ao Brasil.”
Na principal celebração do Dia Nacional Mariano, a Adoração ao Santíssimo Sacramento, o devoto foi convidado a caminhar com Maria até Jesus, para nele restaurar a primeira imagem do ser humano, que é ser imagem e semelhança de Deus.
O celebrante, padre João Batista de Almeida, reitor do Santuário, convocou todos a buscarem a restauração, que vai ajudar na vivência de cada indivíduo, mas principalmente na restauração do país, com o objetivo de cada um assumir o comprometimento com o outro e com o projeto de Deus. Para isso, padre João Batista listou três atitudes concretas: a oração, a conversão e o voto.
Sobre a conversão o reitor convocou o devoto a pensar sobre os atos de corrupção, cometidos diariamente por meio de pequenas atitudes, que ele classificou como uma grande epidemia de corrupção. “Cada um de nós diariamente faz algum gesto corrupto, cada um de nós nas nossas ações, acabamos cometendo corrupções e nosso país se tornou uma grande epidemia de corrupção. Por isso, nós convidamos você a mudar atitudes, a ter atitudes mais fraternas, mais comprometidas com o seu bem estar e o bem estar da comunidade onde você vive.”
Com a terceira atitude, o voto, o reitor motivou os devotos a usarem todas as ferramentas disponíveis para uma escolha consciente dos candidatos, nas eleições desse ano em outubro. “Vamos usar todas as ferramentas que nós temos para poder escolher representantes dignos, honestos e que de fato vão nos ajudar a construir um Brasil sonhado por Deus.”
Esse momento de oração na Casa da Mãe Aparecida também contou com uma bênção especial a três estados brasileiros: Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso e ainda uma oração pelo Brasil.
A cada mês o devoto será convidado a acompanhar as celebrações do Dia Nacional Mariano no Santuário, rezando pelos estados, pelo Brasil e sendo convocado e pensar em suas atitudes de cidadão cristão, por meio da campanha Eu Sou o Brasil Ético.
“Essas três atitudes nesse ano de 2018 vão nos ajudar a restaurar a nós mesmos em primeiro lugar e principalmente, restaurar o nosso país, e no final do ano nós vamos poder bater no peito e dizer: Eu Sou o Brasil Ético, porque durante todo ano eu tive atitudes éticas, comprometidas com a minha gente, comprometidas com o projeto de Deus”, explicou o padre João Batista.