Parceria acontece através do Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet; Grupo está com inscrições abertas para seleção de bolsistas para a orquestra popular jovem
Por meio da Lei Rouanet, a CCR NovaDutra inicia, através do Instituto CCR, nova parceria com o Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos ‘GAMT’, organização social de Caçapava. O projeto foi contemplado na seleção pública do “Segundo Edital do Instituto CCR de Projetos Culturais”.
O GAMT está com inscrições abertas para selecionar 22 bolsistas que vão integrar a Orquestra Popular Jovens Urbanos. O projeto cultural tem por objetivo criar oportunidade para que jovens estudantes de música possam tocar profissionalmente em uma orquestra.
As vagas são destinadas a estudantes de música, de 16 a 24 anos, que integram ou tenham participado de algum projeto socioeducacional de ensino musical na região. As inscrições podem ser feitas no período de 29 de janeiro a 16 de fevereiro. A divulgação dos aprovados está prevista para o dia 23 de fevereiro.
Os músicos selecionados participarão de uma série de 26 ensaios durante o primeiro semestre, sob a orientação de professores e um maestro, na sede do GAMT, com repertório formado por música popular brasileira, samba, bossa nova, baião, frevo e música caipira. A orquestra cumprirá um calendário de apresentações abertas ao público em espaços da região e realizará concertos didáticos antes de cada apresentação.
Processo seletivo – A Orquestra Popular Jovens Urbanos oferece vagas para os seguintes instrumentos: seis violinos, duas violas, um violoncelo, um baixo acústico (com elétrico), um trompete, um trombone, uma trompa, um sax alto, um sax tenor, um sax barítono, um clarinete, uma flauta transversal, um fagote, uma guitarra, um teclado e uma bateria.
Inscrições – Para se inscrever, o interessado deve enviar currículo contendo tempo de estudo e os nomes dos professores com quem estudou, ou estuda atualmente, acrescido de vídeo no youtube executando uma obra de livre escolha no instrumento pretendido. O material pode ser enviado para o e-mail: [email protected] contendo no campo “assunto” a informação: seleção para orquestra.
Segundo os gestores do projeto, o objetivo é contribuir para que jovens estudantes de música, residentes na Região Metropolina do Vale do Paraíba, tenham a oportunidade de tocar profissionalmente em uma orquestra jovem. A intenção é fazer com que esses jovens talentos possam adquirir experiência por meio da rotina de ensaios e apresentações, aumentando assim as possibilidades de geração de renda.
Sobre o GAMT: O Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos é uma organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que atua há mais de 40 anos na cidade de Caçapava, no Vale do Paraíba desenvolvendo projetos educacionais, culturais e sociais para o atendimento de jovens de Caçapava e região.