O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba tem realizado reuniões com a gerência regional do INSS, em Taubaté – a última ocorreu no dia 18.
Segundo o presidente, Herivelto Vela, o sindicato tem discutido problemas específicos da categoria e também questões gerais da cidade.
“Levamos alguns problemas de perícias, casos de trabalhadores que ainda estão doentes e o INSS liberou pra voltar pra máquina, e outros assuntos como a morosidade no atendimento, a falta de funcionários e de médicos na unidade de Pinda, que a população tem realmente reclamado bastante”, disse Vela.
Essa reunião do dia 18 ocorreu entre Vela, o secretário de Assuntos Jurídicos do sindicato, Célio da Silva – Celinho, e o gerente regional do INSS, Marco Aurélio Ferreira. A partir dessa reunião, o sindicato também tem discutido com o INSS formas de auxiliar para que os trabalhadores consigam documentos importantes, como a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário – necessário para conseguir a aposentadoria).
Herivelto reforça a orientação para que aqueles que tiverem algum problema não deixem de utilizar os canais oficiais. “Pode reclamar em rede social, mas se não fizer o protocolo não adianta. Tem a ouvidoria, tem pedido de revisão, tem pedido de recurso. Quando você oficializa uma reclamação isso dá respaldo pra cobrar soluções”, disse Vela.