publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Base Nacional Comum Curricular é debate de seminário em Taubaté

(Foto: Divulgação/PMT)

A Secretaria de Educação de Taubaté promoveu nesta terça-feira, 20 de fevereiro, das 9h às 17h, no Centro de Formação de Professores, o 1º Seminário da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Participaram do evento 100 profissionais da área da Educação dos municípios de Caçapava, Campos do Jordão, Lagoinha, Redenção da Serra, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, Santo Antonio do Pinhal, Taubaté e Tremembé.

Márcia Regiane, consultora pedagógica da Fundação Lemann, abriu o seminário falando sobre a importância da discussão do assunto entre profissionais da educação e, na sequência, alunos de música do ensino integral fizeram uma apresentação descontraída de samba e maracatu.

Ainda pela manhã, Anna Penido, do Instituto Inspirare, falou sobre as 10 competências da BNCC e João Cepa, da Fundação Lemann, discursou sobre os Termos de Cooperação. No período da tarde teve apresentação do coral de alunos do integral e também foram abordados os caminhos para a implementação da BNCC.

A Base Nacional Comum Curricular é um conjunto de orientações elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC) que vai nortear os currículos das escolas públicas e privadas.

Através dela é definido o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes brasileiros têm o direito de desenvolver ao longo da Educação Básica; estabelecendo os conteúdos essenciais que deverão ser ensinados em todas as escolas, assim como as competências e habilidades que deverão ser adquiridas pelos alunos.

Em dezembro de 2017 foi aprovada a nova Base para os ensinos Infantil e Fundamental. A implementação deve ocorrer até 2020. A base curricular para o Ensino Médio ainda será avaliada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

 

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Botão Voltar ao topo