A Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) realizou na última segunda-feira, dia 5 de fevereiro, o Simpósio Ranking Abes da Universalização do Saneamento, no auditório do Conselho Regional de Química (CRQ), em São Paulo. Taubaté foi reconhecida na ocasião como a 11ª cidade do Brasil no quesito de universalização do saneamento.
O levantamento da Abes reúne dados de 2015 relativos ao abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos. O ranking avalia as condições do saneamento em relação à universalização nas cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Também são apresentados dados sobre as Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) de cada município.
Compõem o estudo da Abes 231 municípios cujos dados foram fornecidos ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS). Os dados de saúde foram obtidos junto ao Ministério da Saúde por meio do DataSUS.
De um total de 500 pontos possíveis, Taubaté atingiu 491,28 e integra o grupo de municípios dentro da categoria rumo à universalização.O município também apresentou o menor indicador de internações por DRSAI (2,32).
Cidades que obtiveram entre 450 e 489 pontos foram classificadas dentro do grupo de compromisso com a universalização. Quem ficou com pontuação abaixo de 450 pontos integra o grupo dos primeiros passos para a universalização.