Ilhabela respira e exala cultura o ano inteiro. A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundaci, apresenta no dia 17, às 20h, na Praça Coronel Julião na Vila – centro histórico – a Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob regência do mundialmente conhecido maestro João Carlos Martins. A orquestra presenteia o público com canções como Concerto nº 5 “Imperador” e Love Of My Life.
Para o secretário da pasta, Nuno Gallo, a apresentação além de proporcionar qualidade musical à população, é um grande incentivo para os alunos das oficinas culturais. “A música erudita está presente nas oficinas, que são oferecidas aos nossos jovens, com instrumentos de sopro, percussão e a Orquestra Jovem, esta apresentação é um incentivo a mais para os alunos a apreciarem a boa música”, disse.
publicidade
Assim como em outras grandes apresentações, quem fará a abertura do concerto são músicos locais da Orquestra Popular de Ilhabela, às 19h. “Os nossos músicos são indispensáveis na abertura dos eventos, que podem mostrar ao público todo o seu talento, servindo também de vitrine para novos talentos”, declarou o prefeito, Márcio Tenório.
A Bachiana Filarmônica SESI-SP, traz para o arquipélago um repertório, que vai do clássico ao rock, e promete emocionar o público com a interpretação singular da filarmônica para canções de Beethoven, Bach, Mozart, Adoniran Barbosa, The Beatles e Queen. Mais do que uma apresentação, trata-se de um encontro entre os ouvintes e os músicos da orquestra. Ao longo do espetáculo o maestro interage com a plateia e, em um momento especial, assume o piano e relembra sua trajetória como concertista.
Formada por jovens e experientes instrumentistas de diversas idades, sob direção do maestro João Carlos Martins, a Bachiana contribui para a formação de talentos e dissemina a cultura da música erudita por todo o Estado. Esse é um presente do SESI-SP à comunidade da região, em sua missão de promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes.
Sobre a Bachiana Filarmônica SESI-SP
Mantida pelo SESI-SP e sob a direção do maestro João Carlos Martins, a Bachiana representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. Assim, abre múltiplas oportunidades profissionais e leva a cultura da música erudita a milhares de brasileiros. As apresentações abrangem desde o interior do Estado, periferias das grandes cidades, até renomados teatros, difundindo e valorizando a música clássica de alta qualidade técnica e artística.
Maestro João Carlos Martins
Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750), o maestro João Carlos Martins (1940) atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência.
Recomendados para você