A prefeitura de Pindamonhangaba fez o lançamento oficial do “Pinda Inteligente”, projeto que visa aumentar a segurança física e patrimonial da população através da captação e armazenamento de imagens que poderão ser cedidas por empresas e pessoas físicas que tenham câmeras de segurança.
O projeto, quase nos mesmos moldes, foi implantado na cidade de São Paulo e em algumas outras cidades do país, mostrando bons resultados, já que as imagens, além de serem armazenadas por um período determinado, podendo ser consultadas por órgãos de segurança a qualquer momento, ainda serão vistas em tempo real pelo COI – Centro Integrado de Operações.
Para que as imagens possam ser usadas pelo COI, elas precisarão estar armazenadas nas nuvens. Para tal, o interessado em ceder as imagens deverá contratar o serviço de uma das empresas que serão classificadas no Chamamento Público aberto pela prefeitura no dia 1º de março, com validade até 31 de dezembro de 2018.
O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, acha que, mesmo havendo um investimento mínimo pelo interessado em fornecer as imagens com a contratação do serviço de armazenamento nas nuvens, a adesão ao projeto deve ser grande.
É importante destacar que existem alguns requisitos aos interessados em fornecer imagens ao projeto, como a possibilidade de armazenamento em nuvens, câmeras com resolução mínima de 1080p, com transmissão de 30 frames por segundo e que as mesmas estejam voltadas para a via pública.
Para empresas interessadas em prestar o serviço de armazenamento nas nuvens, o edital pode ser conferido no link Licitações e Chamamento e depois clicando em Chamamento Público/Chamada Pública no site oficial da prefeitura de Pindamonhangaba que é o www.pindamonhangaba.sp.gov.br.
Já as informações para as pessoas e empresas interessadas em ceder as imagens estarão em um site a ser lançado em breve no endereço www.pindainteligente.com.br