Momentos de oração, catequese e bênçãos celebram paixão, morte e ressurreição de Cristo
Ponto alto das comemorações católicas, a Semana Santa recorda os últimos momentos da vida de Jesus, bem como sua morte e ressurreição. Para celebrar a data, o Santuário Nacional de Aparecida preparou uma extensa programação que conta com missas, momentos de oração, procissões, teatro e vigílias.
O período é aberto no Domingo de Ramos (25), data em que a Igreja recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
As cerimônias deste dia são caracterizadas pelos fiéis que, como o povo hebreu, participa da celebração eucarística com folhagens nas mãos. A principal missa do dia acontece às 7h30 e se inicia no Memorial dos Construtores, do lado de fora da Basílica. Ali, acontece a bênção e distribuição dos ramos, seguida de uma procissão para o interior da Basílica.
De segunda a quarta-feira a programação do Santuário não sofre alterações. Já na Quinta-feira Santa (29), as celebrações eucarísticas acontecem em apenas dois horários. A primeira delas, ás 9h, com a Missa do Crisma.
Nesta celebração, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, se reúne com o clero arquidiocesano para renovar as promessas sacerdotais. Ainda durante o rito, os óleos utilizados na administração dos sacramentos são abençoados e distribuídos aos párocos da Arquidiocese da Padroeira do Brasil.
A partir do meio-dia, de duas em duas horas são recitadas as orações da Liturgia das Horas, celebração composta por cânticos e salmos meditativos. Já ás 21h acontece a segunda e última missa do dia. Chamada de Missa da Ceia do Senhor, o ato litúrgico recorda a instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial.
Durante o rito, doze voluntários e colaboradores do Santuário Nacional terão seus pés lavados, recordando o ato de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés de seus apóstolos.
Na Sexta-feira Santa (30), tradicionalmente a Igreja não realiza missas. Ainda assim, a programação do dia se inicia bem cedo às 5h com a oração da Via-Sacra no Morro do Cruzeiro. Já na Basílica de Aparecida, a mesma oração acontece às 9h, com a participação de um teatro encenado.
A principal atividade do dia acontece às 15h, com a Celebração da Paixão do Senhor. Ao fim da liturgia acontece a procissão do Senhor Morto, que acontece nos arredores do maior templo mariano do mundo.
As atividades são retomadas no Sábado Santo (31) com a oração das horas canônicas às 7h, seguida da Celebração das Dores de Nossa Senhora ás 9h.
Ao longo do dia, a Liturgia das Horas será recitada de duas em duas horas até ás 18h. A programação se encerra com a Solene Vigília Pascal. A missa é a mais importante do ano e celebra, em vigilância, a ressurreição de Jesus.
As celebrações continuam no Domingo de Páscoa (1). A primeira missa começa às 5h30, seguida pela Procissão da Ressurreição. Ao longo de todo o dia, as eucaristias serão celebradas nos horários costumeiros do Santuário Nacional.