Biblioteca Cassiano Ricardo oferece oficina de leitura inclusiva em São José

O projeto permite uma perspectiva diferente de leitura, incluindo a descrição de desenhos e ilustrações para a compreensão das obras. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

A Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, apresenta à população o projeto ‘Leitura Digital Acessível’ e a oficina ‘A leitura inclusiva e o livro digital DAISY’, que acontece nesta quinta-feira (22).

O encontro acontecerá no Auditório Ana Elisabete Martinelli Godinho da Biblioteca, localizada na Rua Sebastião Humel, 110, das 9h às 18 horas. A atividade é gratuita e integra a agenda especial do mês de março da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo.

A leitura acessível é importante para a democratização do conhecimento e acesso à cultura para os deficientes visuais. O projeto permite uma perspectiva diferente de leitura, incluindo a descrição de desenhos e ilustrações para a compreensão das obras.

O conteúdo programático da oficina será dividido em três tópicos: sensibilização e desconstrução de mitos sobre a deficiência visual; a leitura inclusiva, conhecimentos sobre os livros acessíveis, suas diferenças e oportunidades; e orientações técnicas e práticas sobre o livro Daisy.

As vagas são limitadas e será emitido certificado de participação. Os interessados podem se inscrever pela Internet. Outras informações sobre a oficina podem ser obtidas no telefone 3921-6330.

Leitura Digital Acessível e Fundação Dorina Nowill para Cegos

Os livros do projeto ‘Leitura Digital Acessível’ foram feitos com gravação de voz humana na leitura das obras, elas são disponibilizadas em CDs e possuem mecanismos de busca por palavras.

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico e trabalha para que crianças, jovens e adultos portadores de deficiência sejam incluídos em diferentes cenários sociais.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Há mais de 70 anos, oferece serviços gratuitos e especializados de orientação e mobilidade, clínica de visão subnormal e programas de inclusão educacional e profissional.

Botão Voltar ao topo