publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Em Assembleia, bispos do Brasil discutirão diretrizes para a formação presbiteral

Encontro acontece no Santuário Nacional e atrai episcopado de todo o país. (Foto: Victor Hugo Barros)

Cerca de 400 bispos de todo o país se reunirão no Santuário Nacional de 11 a 20 de abril em sua 56ª Assembleia Geral (AG). Nesta edição, os religiosos vão estudar a atual situação dos seminários e dar diretrizes para a formação de novos padres.

Entre os documentos que devem nortear as reflexões está a Ratio Fundamentalis Instituitionis Sacerdotalis. A instrução foi publicada no dia 8 de dezembro de 2016, atualizando as orientações de 1985. O texto explicita às Igrejas locais como realizar a formação dos futuros presbíteros e a necessidade de formação permanente.

A expectativa é de que as percepções dos bispos sejam votadas pelo episcopado brasileiro e passem a integrar um texto base. As percepções serão levadas para a Congregação para o Clero do Vaticano, onde deve ser referendado. Só então, o texto se tornará um documento da CNBB que orientará a formação de novos presbíteros no Brasil.

Ainda durante a Assembleia haverá a eleição dos delegados e suplentes para a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano.

Rotina de oração e trabalho – Diariamente, antes das plenárias, os bispos participarão da missa das 7h30 no Altar Central da Basílica de Aparecida. O momento contará também com a oração é cântico das Laudes, oração matutina da Igreja. Logo após, o episcopado se reúne ao longo de todo o dia no Centro de Eventos padre Vitor Coelho de Almeida.

Botão Voltar ao topo