publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Exército Brasileiro comemora Dia da Engenharia em Pindamonhangaba

A Guarnição Militar Federal em Pindamonhangaba, composta pelo 2º Batalhão de Engenharia de Combate e 11ª e 12ª Companhias de Engenharia de Combate Leve, comemorou nesta terça-feira, dia 10 de abril, o Dia da Arma de Engenharia. A formatura, com a presença do general Eduardo Diniz, comandante da 2ª Divisão de Exército, aconteceu nas dependências da 11ª Companhia, localizada no bairro Campo Alegre.

O início da Engenharia Militar no Brasil tem suas origens antes da chegada da família real, período em que a construção e manutenção de estradas e de fortificações eram de suma importância para levar as tropas para os mais distantes pontos do país.

Momento da homenagem ao patrono da Arma de Engenharia. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

A arma tem como patrono o coronel João Carlos de Villagram Cabrita, morto por uma granada no dia 10 de abril de 1866, logo após o sucesso da tomada da Ilha de Redenção na Guerra da Tríplice Aliança.

Durante a formatura, houve a leitura do texto alusivo a data, enfatizando os feitos da Engenharia e do seu patrono. Uma corbélia de flores depositada sobre o busto de Villagran marcou a homenagem dos militares ao patrono da Arma.

General Diniz, comandante da 2ª DE. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

O comandante da 2ª DE destacou a importância em se comemorar o dia de cada arma, enfatizando que isso relembra fatos históricos e ao mesmo tempo reacende na tropa os valores pregados pela instituição.

Luis Cláudio Brion Cardoso, coronel comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, explicou a importância deste momento para os militares da Guarnição.

Ex-militares participaram do desfile de encerramento da formatura. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

A formatura foi encerrada com o desfile da tropa, precedida por um pelotão formado por ex-integrantes das Unidades do Exército Brasileiro em Pindamonhangaba.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

GALERIA DE FOTOS


 

Botão Voltar ao topo