São 370 anos desde a Batalha dos Guararapes, naqueles históricos confrontos vencidos pelos luso-brasileiros no nordeste do país, episódios marcantes da nossa história e que registram o fim das invasões holandesas ao Brasil ainda no século XVII.
Desde então, o Exército Brasileiro vem renovando seu compromisso de defender a Pátria, a soberania e a Liberdade, se fazendo presente em todo o território nacional, atuando em ações humanitárias, como no amparo aos venezuelanos em Roraima, em ações de Garantia da Lei e da Ordem, como no Rio de Janeiro, em ações nas nossas fronteiras, construindo estradas e recuperando vias e ainda participando de missões de Paz da ONU. O lema “Braço Forte, Mão Amiga’, nunca foi tão bem empregado como nos tempos atuais.
Hoje, 19 de abril de 2018, as diversas unidades militares espalhadas pelo país, estão comemorando estes feitos, mostrando e enfatizando a importância da instituição ao longo da história do nosso país . Em Pindamonhangaba, uma tropa formada por militares do 2º Batalhão de Engenharia de Combate e as 11ª e 12 Companhias de Engenharia de Combate Leve, celebraram a data com uma formatura em frente ao Batalhão Borba Gato, com a presença de autoridades militares e civis e convidados.
Durante a formatura, houve o canto da Canção do Exército e a entrega de medalhas para militares da guarnição. Em suas palavras, o tenente-coronel Silvério, respondente pelo comando do Batalhão, destacou a importância da data para a instituição. (vídeo acima)
Também falou da importância da data para as unidades de Engenharia sediadas em Pindamonhangaba, bem como destacou o trabalho em prol da sociedade. (vídeo acima)
A formatura foi encerrada com o desfile da tropa, ao som da banda da Polícia Militar, precedida por um pelotão de ex-militares que prestaram serviços em Pindamonhangaba. (vídeo acima)