publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Workshop em Aparecida marca maior plantio de árvores da história do Vale do Paraíba

Mais de 620 mil mudas nativas serão plantadas em duas cidades do Vale do Paraíba. (Foto: Thiago Leon)

Desde o ano de 2016, o Santuário Nacional , por meio de uma parceria com a SOS Mata Atlântica, realiza um trabalho de restauração florestal de áreas próximas ao Santuário Nacional. Na próxima quarta-feira (25), mais um passo será dado para a consolidação do reflorestamento. Nesta data, uma cerimônia irá marcar o lançamento do projeto que vai restaurar 248 hectares de Mata Atlântica nos municípios de Aparecida (SP) e Taubaté (SP). O evento acontecerá às 9h30 no Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório, nas imediações do Hotel Rainha do Brasil, em Aparecida.

Convidados representantes do segmento no Vale do paraíba.

A programação será iniciada com um café da manhã seguida de uma acolhida realizada pelo administrador/ecônomo do Santuário Nacional, padre Daniel Antônio da Silva. Logo após, acontecerão apresentações sobre diversos temas com especialistas em diversos temas relacionados à Mata Atlântica.

No projeto, mais de 620 mil mudas nativas serão plantas em diversos terrenos. Estima-se que essa recuperação aconteça até 2020, caracterizando o maior plantio do Vale do Paraíba.

O gestor da área de conservação do Santuário, Washington Agueda explica que essa iniciativa vai aumentar a infiltração do solo, proteger as nascentes e criar um ambiente propício para a fauna e a flora. “Nós não estamos fazendo o plantio por ter que pagar por algum erro do Santuário e sim porque o Santuário enxergou a necessidade de fazer essa ação e aumentar a infiltração de água no solo, por isso foi buscar essa parceria”.

A ação também contempla projetos de educação ambiental com jovens, ações de sensibilização e engajamento da sociedade e dos devotos pela conservação da Mata Atlântica.

Além de gerar benefícios para o solo, a iniciativa também vem de encontro a uma constante atenção da Igreja Católica à preservação do meio ambiente. O maior impulso veio da Carta Encíclica “Laudato Si”, escrita pelo Papa Francisco. No documento, o pontífice chama a atenção para o cuidado para com a natureza.

O evento é fechado à representantes de instituições ambientais do Vale do Paraíba. Outras ações serão realizadas para a comunidade da região visando conscientizar sobre a importância da preservação dos bens naturais.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Recomendados para você




Botão Voltar ao topo