Desde o ano de 2016, o Santuário Nacional , por meio de uma parceria com a SOS Mata Atlântica, realiza um trabalho de restauração florestal de áreas próximas ao Santuário Nacional. Na próxima quarta-feira (25), mais um passo será dado para a consolidação do reflorestamento. Nesta data, uma cerimônia irá marcar o lançamento do projeto que vai restaurar 248 hectares de Mata Atlântica nos municípios de Aparecida (SP) e Taubaté (SP). O evento acontecerá às 9h30 no Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório, nas imediações do Hotel Rainha do Brasil, em Aparecida.
Convidados representantes do segmento no Vale do paraíba.
A programação será iniciada com um café da manhã seguida de uma acolhida realizada pelo administrador/ecônomo do Santuário Nacional, padre Daniel Antônio da Silva. Logo após, acontecerão apresentações sobre diversos temas com especialistas em diversos temas relacionados à Mata Atlântica.
No projeto, mais de 620 mil mudas nativas serão plantas em diversos terrenos. Estima-se que essa recuperação aconteça até 2020, caracterizando o maior plantio do Vale do Paraíba.
O gestor da área de conservação do Santuário, Washington Agueda explica que essa iniciativa vai aumentar a infiltração do solo, proteger as nascentes e criar um ambiente propício para a fauna e a flora. “Nós não estamos fazendo o plantio por ter que pagar por algum erro do Santuário e sim porque o Santuário enxergou a necessidade de fazer essa ação e aumentar a infiltração de água no solo, por isso foi buscar essa parceria”.
A ação também contempla projetos de educação ambiental com jovens, ações de sensibilização e engajamento da sociedade e dos devotos pela conservação da Mata Atlântica.
Além de gerar benefícios para o solo, a iniciativa também vem de encontro a uma constante atenção da Igreja Católica à preservação do meio ambiente. O maior impulso veio da Carta Encíclica “Laudato Si”, escrita pelo Papa Francisco. No documento, o pontífice chama a atenção para o cuidado para com a natureza.
O evento é fechado à representantes de instituições ambientais do Vale do Paraíba. Outras ações serão realizadas para a comunidade da região visando conscientizar sobre a importância da preservação dos bens naturais.
Recomendados para você