publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Escoteiros são homenageados em solenidade na Câmara de Taubaté

O evento foi presidido pelo vereador Dentinho. do Partido Verde. (Foto: Divulgação/Câmara de Taubaté)

A Câmara de Taubaté comemorou na última terça-feira, dia 24, o dia do escoteiro, em solenidade que destacou a atuação de integrantes dos diversos grupos de Taubaté. O evento foi presidido pelo vereador Dentinho (PV).

Foram homenageados os escoteiros Rodrigo Oliveira Vilalta, da Tropa Mista Autônoma Cruzeiro do Sul, e Maria Eduarda Gaspar Guedes, do Grupo Kimball O’Hara; as pioneiras Paloma Brandão Gomes, do Grupo do Ar Brasil, e Isabela Moraes Machado, do Grupo Aldo Chioratto; os dirigentes Gisele Nancy de Carvalho e Silva, do Grupo Taubaté, e Marcelo Moliterno Fernandes, do Grupo Amizade; e o diretor-presidente do Grupo do Ar Aviação do Exército, Luiz Carlos dos Santos.

Orador convidado para a cerimônia, o comissário distrital adjunto do 35º Distrito Escoteiro Monteiro Lobato e diretor-presidente do Grupo Kimbal O’Hara, João Carlos Moreno Gomes, disse estar orgulhoso por pertencer a esse movimento mundial, que é regrado por valores como educação e respeito.

“Baden-Powell fundou o maior movimento de jovens do mundo. Ele tinha vários irmãos, e para ele era importante excursionar, brincar, viajar… Ele teve uma infância muito alegre. Quando entrou para o Exército, com força de vontade, chegou a general, e uma das passagens de sua história conta que, em uma cidade africana, ele treinou todos para se defender dos invasores. Enquanto isso, ele estava anotando uma série de coisas que no futuro seriam importantes”, narrou João Carlos.

“Quando Baden-Powell voltou para a Inglaterra, escreveu um livro sobre aquela passagem, e os jovens ingleses começaram a praticar o que estava no livro. Então, ele convidou 30 jovens para um acampamento numa ilha e descobriu uma coisa importante: a fraternidade entre os jovens, e o nome disso é escotismo. Ele escreveu um manual, treinou adultos e fundou um grupo escoteiro.”

De acordo com João Carlos, Baden-Powell diz que o jovem “conduz com remo a própria canoa”. Assim, o escotismo contribui para a formação desses jovens e, consequentemente, para um mundo melhor.

Os escoteiros estão presentes em todos os estados brasileiros, divididos em 1.180 grupos, um contingente de 90 mil jovens e adolescentes. Além disso, o movimento se estende para 216 países.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo