Um dos temas trabalhados, as geotintas (tintas de terra) se caracterizam pelo baixo impacto ambiental, custo reduzido e alta durabilidade. O processo de produção da geotinta é simples e utiliza basicamente três ingredientes: terra argilosa, cola e água.
Esse tipo de tinta é bastante versátil e pode ser aplicado em diferentes superfícies e materiais. As pinturas com geotintas também podem incluir corantes, tornando as opções mais variadas para quem deseja novos tons, apostando na criatividade na hora da utilização.
“As atividades do NEA vêm atraindo a comunidade e motivam os participantes a se tornarem agentes transformadores, conscientes da importância da preservação ambiental e de práticas sustentáveis. Teremos novas capacitações nos próximos meses, sempre destacando técnicas da bioconstrução práticas e baratas, que podem ser adotadas pelas pessoas no dia a dia”, afirma Camila Reggiani da Silva, consultora de Meio Ambiente Industrial da Fibria.
A comunidade pode procurar o NEA para saber sobre a agenda dos próximos meses e se inscrever para participar das formações. O NEA está localizado na avenida Projetada, 75, distrito de São Silvestre (região oeste), em Jacareí. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (12) 2128-1643 ou e-mail [email protected]
Veja também