Em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS/Sul) realizam na próxima sexta-feira (18) uma programação especial na Casa de Cultura Tim Lopes, que prevê exposição, instalação, aula aberta de Lian Gong e de panfletagem artística.
Todas as atividades são abertas ao público.
A primeira atividade será a abertura da exposição ‘Liberdade do Inconsciente’, que reúne 71 trabalhos produzidos por pacientes do CAPS/Sul, na oficina de mandala da casa de cultura. A curadora da arte é a educadora Jeyse Tino, coordenadora da oficina e há mais de 10 anos trabalhando com o público daquela unidade.
A instalação acontecerá na sequência da abertura da exposição e consistirá na pintura coletiva de uma mandala, permitindo que os participantes da oficina vivenciem a liberdade. Os trabalhos da exposição e o que será feito em grupo poderão ser vistos até o dia 15 de junho, de segunda sexta, das 8h às 22h. A entrada é gratuita.
“Apreciar estes trabalhos é poder observar o olhar artístico por meio do estigma de doente mental e enaltecer mais as virtudes do ser humano. A capacidade de expressão artística está além de grades impostas pela sociedade e cabe a ela enxergar de outra forma, fortalecendo o protagonismo destes artistas”, ressaltou a educadora Jeyse Tino.
Programação
A programação também contará com outras atividades:
Às 9h, a orientadora cultural Edna Inês apresenta movimentos de Lian Gong, uma prática chinesa com resultados terapêuticos, eficaz no combate e prevenção de doenças e no reequilíbrio corporal;
Às 10h, alunos da oficina de mandala realizarão uma panfletagem artística pela feira livre e entorno da casa de cultura, distribuindo mandalas para serem coloridas
Luta Antimanicomial
O Dia da Luta Antimanicomial é celebrado, no Brasil, no dia 18 de maio e foi instaurado em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, dando visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial. Seu objetivo é defender a inserção da pessoa em estado de sofrimento mental na sociedade.
Casa De Cultura Tim Lopes
Av. Ouro Fino, 2520 – Bosque dos Eucaliptos
(12) 3917-1612