O fim de semana no Santuário Nacional promete ser movimentado. Mais de 190 mil fiéis são esperados neste período, marcado por grandes romarias e eventos. Entre os destaques dos dois dias estão momentos de oração, formação e cultura, pensados para acolher quem passa pelo maior templo mariano do mundo.
A programação intensa se inicia no sábado (19), quando devem passar por Aparecida cerca de 77 mil peregrinos. A maior romaria do dia, realizada pelas Equipes de Nossa Senhora de todo o Brasil, começa suas atividades às 7h na Tribuna Papa Bento XVI , com momentos de músicas, formações e oração. As atividades desta peregrinação seguem até às 12h, quando serão encerradas no Altar Central da Basílica com a missa.
Durante a tarde, às 15h, acontecerá no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida o encontro de formação “Leigos e Leigas na Casa da Mãe”. O momento pretende auxiliar na reflexão do papel do laicato na Igreja e na sociedade. Entre as presenças confirmadas está a do Secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida no Vaticano, Padre Alexandre Awi Mello.
No mesmo horário, mas na Basílica Velha, terá início a primeira Oração pela Restauração. A cerimônia é a primeira em uma série de eventos que recordam os 40 anos do restauro da Imagem de Aparecida.
Já no começo da noite, será a vez do grupo do Terço dos Homens “Mãe Rainha”, da cidade de Sertaneja (SP), participar da celebração eucarística que marca sua peregrinação ao Santuário Nacional. A Eucaristia será a última do dia, já que excepcionalmente neste sábado, o Santuário não realizará a missa das 20h. Isso porque, às 19h30, o Coro Luther King se apresentará no interior da Basílica de Aparecida, no espaço reservado ao Coral. Neste momento, será executada uma das composições mais famosas de Bach, intitulada “Magnificat”.
A movimentação deve continuar no domingo, quando a expectativa é de que mais de 114 mil pessoas estejam presentes na Capital Mariana da Fé. Além das tradicionais peregrinações, a data será marcada pela festa litúrgica de Pentecostes, que encerra o tempo pascal na Igreja Católica. Além disso, a comemoração recorda a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, narrada nos textos bíblicos.
A programação do dia será aberta pela missa das 5h30, seguida por uma procissão mariana ao redor da Basílica. Logo após, no Altar Central do templo, acontece o segundo dia da formação para leigos, que contará com uma catequese realizada pelo padre Awi e a celebração da missa às 8h no mesmo local. A Eucaristia, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, contará com a presença de 60 religiosos da Arquidiocese de Aparecida, que vão ao Santuário para rezar pelas vocações.
Ainda no domingo, estão agendadas outras duas grandes peregrinações na missa das 10h. A primeira será composta por 180 caminhoneiros de Joanópolis (SP). No mesmo horário, participam também 65 peregrinos da romaria a pé de Rio Grande da Serra (SP).
Outras quatro celebrações eucarísticas ainda acontecerão de duas em duas horas no Santuário Nacional até às 18h. Neste horário será realizada a última missa do dia, que será marcada também pelo rito de apagamento do Círio Pascal, encerrando assim, simbolicamente, o tempo litúrgico que celebra a ressurreição de Jesus.
Veja também