Culinária típica, atrações culturais diversas, boa música, cavalgada e uma ótima estrutura montada no Parque da Cidade em Pindamonhangaba fizeram parte do sucesso da 2ª edição do Festival Tropeiro do Vale do Paraíba realizado entre os dias 18 e 20 de maio. De acordo com informações da prefeitura, cerca de 50 mil pessoas passaram pelo local durante os três dias do festival, iniciado na sexta-feira com café tropeiro, moda de viola, dança e concurso para eleger a rainha dos Tropeiros.
Ao falar na abertura do evento, o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues elogiou o trabalho das equipes envolvidas na realização do Festival e ainda destacou o empenho da administração em prol do crescimento do Turismo na cidade.
A organização prestou uma homenagem a Sônia Veloso – a Soninha – que foi uma das primeiras a trabalhar em prol da causa tropeira na cidade. A diretora de Turismo, Ana Lúcia Araújo, elogiou a amiga e lhe entregou um buque de flores.
Visivelmente emocionada Soninha falou sobre sua ligação com os tropeiros. E agradeceu a homenagem.
Quem esteve na primeira noite no Festival ainda viu a Miss Pindamonhangaba Julia Vargas ser eleita rainha dos Tropeiros e curtiu um show com a Banda Rodeio.
No sábado, o ponto alto da festival foi a Prova dos Três Tambores organizado pela Hípica Vigilato. Em uma arena montada especialmente para as atividades com cavalos, competidores de várias cidades da região marcaram presença na disputa. A prova consiste em percorrer em menor tempo possível um percurso delineado por três tambores em um piso de areia, onde a sintonia entre o competidor e seu cavalo é de grande importância. Muito além de uma competição, o evento serviu para mostrar para o público um pouco desta tradicional prova.
Iniciado com uma cavalgada que percorreu várias ruas da região central da cidade até chegar ao Parque, o último dia do evento contou ainda com muitas outras atrações. Uma missa com o Frei Laércio, do Lar São Judas Tadeu preparou todos para o almoço.
Sucesso absoluto. Assim podemos definir essa 2ª edição do Festival Tropeiro. Gislene Cardoso, da comissão organizadora do Festival, falou sobre esse sucesso.
A última atração do Festival foi o show com Caju & Castanha. A dupla arrancou risos e aplausos do público com seus repentes.
Depois, entre fotos e autógrafos com fãs, falaram sobre a experiência como público em Pindamonhangaba e ainda fizeram um repente para o Festival Tropeiro.
Veja também