Nesta, que será a 35ª edição, São José levará uma delegação de 181 pessoas, sendo 136 atletas – 41 homens e 95 mulheres –, além de 34 membros de comissões técnicas e o restante composto por dirigentes e pessoal de apoio. Todos os atletas que viajarão para os ‘Joguinhos’ são integrantes do programa Atleta Cidadão e ficarão alojados na escola estadual Professor Antonio Fachada (rua Úrsula Pousa Araújo Torres, 740 – Parque Vicente Leopreace I).
A comitiva joseense conseguiu classificação nas seguintes modalidades: atletismo (feminino e masculino), judô (feminino e masculino), natação (feminina e masculina), basquete (feminino e masculino), tênis (feminino e masculino), futebol (feminino), handebol (feminino), xadrez (feminino e masculino), ginástica artística (feminina), ginástica rítmica (exclusivamente feminina), vôlei de quadra (masculino) e vôlei de praia (feminino).
A etapa regional, anterior a fase final, contou com 17 cidades na disputa: São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Caçapava, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião, Cruzeiro, Lorena, Ubatuba, Cunha, Piquete, Paraibuna, Tremembé e Aparecida.
Na fase final dos Jogos da Juventude, participam municípios das 14 diretorias regionais de Esporte e Lazer do Governo de São Paulo. Não existe título geral por cidade.
Sobre os jogos
Os Jogos Abertos da Juventude são realizados de março a junho, sendo divididos em três fases: sub-regional, regional e final estadual. Podem participar crianças e jovens de 10 a 18 anos completos ou a completar em 2018. Cada modalidade tem restrições próprias de idade.
Na primeira fase, a competição foi disputada entre atletas das cidades que compõem as inspetorias e a Diretoria Regional de Juventude, Esporte e Lazer do Governo do Estado. Os classificados garantiram vaga na etapa regional, em que as delegações se enfrentaram em cada uma das oito regiões esportivas, também sem cidade-sede. Na final estadual, a competição envolve municípios de todo o Estado.
Veja também