O Rugby USP foi criado em 2008 por alunas da Universidade de São Paulo (USP). Ao longo dos anos, o time conquistou status de clube, disputando campeonatos profissionais em âmbito estadual e nacional. Com o passar do tempo, as estudantes e ex-estudantes que compõem a equipe, tiveram que superar diversos obstáculos para se afirmarem como um time de rugby feminino competitivo e eficiente.
O rugby, esporte ainda desconhecido por grande parte dos brasileiros, é tido como secundário a outras modalidades mais populares, como o futebol e o vôlei. Ademais, há quem afirme que o rugby é “só pancadaria”, um jogo violento e agressivo. Isso, no entanto, é mentira: quando jogada corretamente, a modalidade é dinâmica e divertida. Assim, as atletas lutam também contra a falta de investimentos no esporte e contra a ignorância.
Além da subalternidade do rugby, o Rugby USP enfrenta as adversidades trazidas por pessoas que afirmam que esse é um esporte masculino por essência. Em 2018, completará uma década da luta das meninas contra o preconceito e o machismo que existem nessa modalidade, representando sempre a força feminina e a sororidade.
Para comemorar seus 10 anos de raça, a equipe está organizando uma vaquinha para arrecadar fundos para jogar o campeonato internacional em San Valentín. Qualquer ajuda é bem-vinda e todo o dinheiro irá para custear a viagem. O link da vaquinha é https://www.vakinha.com.br/vaquinha/10-anos-de-rugby-usp-no-valentin
Veja também