Militares das Organizações Militares subordinadas a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), com sede em Caçapava (SP), estão representando o Exército Brasileiro na Competição Internacional de Patrulhas “Tenente Coronel San Martin”, que teve seu início nesta terça-feira (29) e seguirá até o dia 3 de juno, em Arica, no Chile.
A competição envolve diversas equipes internacionais e consiste na realização de Patrulhas de Longo Alcance que acontecem pelo Deserto do Atacama.
A Patrulha Aeromóvel do Brasil é formada por por 10 militares, que passaram por um rigoroso processo de seleção dentro de suas unidades. Ao longo de sua preparação, a patrulha esteve extremamente motivada, tendo realizado, por cerca de quase três meses, aprestamentos, aprontos operacionais e uma preparação específica que envolveu treinamentos físicos diários, execução de tiro, orientação, comunicações, explosivos e eestruições, e Primeiros Socorros, tudo inserido no contexto de missões com características especiais, realizadas, por exemplo, na região da Pedra do Baú e no Maciço de Itatiaia – Agulhas Negras.
Tal preparação também reforçou, além do preparo físico específico, a consolidação de atributos pessoais como a iniciativa, a coragem, a resiliência, o espírito de corpo e a liderança dos militares do Brasil para enfrentar este desafio no Chile.
Veja também