O jovem pindamonhangabense Marcos Paulo Leal Ferreira, de 16 anos, conquistou a medalha de ouro na prova dos 110 metros com barreiras do Gymnasiade, maior evento de esporte escolar do mundo, que está sendo disputado em Marrakesh, no Marrocos, e conta com a presença dos melhores atletas de 17 modalidades com idade entre 15 e 18 anos, oriundos de 58 países.
A final dos 110 metros com barreira foi disputada no domingo, dia 6 de maio. Marcos Paulo largou na raia 6 e desde o início impôs um ritmo forte, chegando a estar um pouco à frente dos demais atletas. Nos metros finais, viu o chinês Lok Addis crescer do seu lado direito e a prova terminou em uma disputa acirradíssima.
O resultado final só veio depois da confirmação do foto finish, com a medalha de ouro ficando com o brasileiro, com o tempo de 13seg76, resultado que lhe consagrou como campeão mundial escolar nos 110 metros com barreira. Addis (13seg78) ficou com a prata e seu compatriota Li LI, levou o bronze (13seg87).
Embora tenha apenas 16 anos, Marcos Paulo tem uma carreira recheada de bons resultados, com destaque para o título nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Santiago, no Chile em 2017.
Sobre a Gymnasiade
A Gymnasiade é o maior evento de esporte escolar do mundo. Realizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), a 17ª edição acontece entre os dias 02 e 09 de maio de 2018, no Marrocos. Mais de quatro mil atletas, de 58 países, estão na disputa pelo titulo mundial em 17 modalidades.
Veja também