publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: aos 95 anos, ex-combatente da FEB, fala sobre experiência na 2ª Guerra Mundial

Nascido em 1º de setembro de 1922, em Caçapava (SP), Benedito Sebastião do Amaral é um ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira. Ele fez parte da tropa que esteve na Europa durante a 2ª Guerra Mundial, onde os aliados, incluindo o Brasil, lutaram contra os países do Eixo, liderados por Alemanha, Itália e Japão.

? Veja o texto alusivo ao Dia da Vitória 2018

O tenente da FEB foi homenageado, no dia 7 de maio, no 2º Batalhão de Engenharia de Combate com a medalha da Vitória, honraria concedida pelo Ministério da Defesa para aqueles que tenham contribuído para a difusão dos feitos dos ex-combatentes durante a Segunda Guerra Mundial, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País, integrado missões de paz, prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

Ex-combatente conta um pouco da sua e de seus companheiros na 2ª Guerra Mundial. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

No auge dos seus 95 anos de idade, Benedito tem registrado na memória parte daquilo que viveu no auge da sua juventude junto com o Exército Brasileiro no teatro de operações europeu. Logo após receber a honraria em Pindamonhangaba (SP), a reportagem do PortalR3, conversou com o febiano.

Benedito Sebastião do Amaral recebendo a medalha da Vitória em Pindamonhangaba. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Ele começa falando sobre partida do Regimento, com a presença do presidente Getúlio Vargas e detalha alguns fatos que aconteceram ao logo da viagem.

Chegando em Nápoles, ele explica que desembarcaram e foram distribuídos em barcos menores para serem levados a outra cidade. Sebastião fala com orgulho da missão que desempenhou dentro do Exército Brasileiro e, ao final, cCom alegria, explica como a tropa foi avisada do fim da guerra.

Ex-combatente observa a tropa durante cerimônia do Dia da Vitória. (Foto: Alex Santos/PortalR3)

Bom de papo, alegre e com sorriso no rosto, o tenente Benedito Sebastião do Amaral faz parte daquela tropa da FEB que lutou não só contra inimigos, mas contra a intolerância, a opressão, o totalitarismo e a discriminação racial, trazendo de volta a liberdade, a democracia e a paz.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Veja também




Botão Voltar ao topo