A Orquestra Jovens Urbanos, projeto cultural desenvolvido pelo GAMT (Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos), de Caçapava, se prepara para sua primeira apresentação pública. O concerto de estreia da orquestra dirigida pelo maestro Cesar Pimenta será realizado no próximo domingo, 3 de junho, às 10h30, no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos.
O concerto, que integra a programação do mês de junho do programa “Música no Parque”, contará com a participação de dois solistas convidados: a cantora mezzo- soprano Mere Oliveira e o trombonista Tiago Azevedo.
Juntos, apresentarão um repertório que privilegia a música popular brasileira. Estão no programa as seguintes músicas: “Wave” (Tom Jobim), “Garota de Ipanema” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, “Caminho das águas” (Rodrigo Maranhão), “Sá Marina” (Tibério Gaspar e Antônio Adolfo), “Cabecinha no ombro” (Paulo Borges) / “Beijinho Doce” (Nhô Pai),”Você vai gostar” (Elpídio dos Santos), “Romaria” (Renato Teixeira), Pout pourri: “Você” (Tim Maia) / “Primavera” (Cassiano), “Festa do Interior” (Moraes Moreira) e “Vassourinha” (Matias da Rocha e Joana Batista Ramos).
publicidade
A Orquestra – A Orquestra Jovens Urbanos iniciou suas atividades em março. É fruto de um projeto de iniciação musical desenvolvido pelo GAMT, em Caçapava, cuja finalidade é criar oportunidade para que estudantes de música da Região Metropolitana do Vale do Paraíba possam tocar em uma orquestra profissional. O projeto conta com o apoio da CCR NovaDutra através do Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet.
O grupo reúne jovens músicos, de 16 a 24 anos, de diversas cidades da região. Eles participam semanalmente de ensaios na sede do GAMT e são acompanhados pelo maestro Cesar Pimenta, diretor artístico da orquestra, e por dois professores: João Fontes Neto e Bruno Almeida Carlos.
Cesar Pimenta é bacharel em música, especializado em trompete, com larga experiência em música de concerto junto a sinfônicas no Brasil e participação em audições de orquestras em países como Estados Unidos, Israel e Chile. Tem dois discos gravados e é aluno da Escola de Direção de Orquestra e Banda – Maestro Navarro Lara (Espanha), onde está concluindo o curso para obter a titulação de Diretor de Orquestra e Banda pela Associated Board of the Royal Schools of Music (ABRSM).
João Fontes Neto é regente da banda do Senai de Taubaté, professor da escola Fêgo Camargo e músico trompetista. Ele atua na Orquestra Jovens Urbanos como assistente de regência e professor dos naipes de sopros e banda de apoio.
Já Bruno Almeida Carlos, que também desenvolve as funções de assistente de regência e professor responsável pelo naipe de cordas friccionadas na orquestra, é músico instrumentista (viola) com participações em grandes orquestras do país e professor do projeto Guri em Campos do Jordão.
A coordenação da Orquestra Jovens Urbanos é do produtor cultural Diego Lourenço.
Sobre o GAMT – O GAMT (Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos) é uma Organização da Sociedade Civil, sem finalidade econômica, que há mais de 40 anos atua em Caçapava no desenvolvimento de projetos e ações nos segmentos cultura, esporte, educação e cidadania para o atendimento de crianças e jovens de Caçapava e da região.
Concerto da Orquestra Jovens Urbanos – dia 3 de junho, às 10h30, no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos. Entrada franca. Informações: Tel. (12) 3652-8015.
Veja também